Dom Leomar Antônio Brustolin
Arcebispo Metropolitano de Santa Maria
Nomeação da Comissão de Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas em situação de vulnerabilidade
Considerando que Sua Santidade o Papa Francisco, por meio da Carta Apostólica em forma de Motu Próprio Vos Estis Lux Mundi, de 7 de maio de 2019, determinou regras que estabelecem novos mecanismos para a proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas em situação de vulnerabilidade e de acordo com o Decreto de Dom Hélio Adelar Rubert, de 26 de maio de 2020 constituindo a Comissão de Proteção;
DECRETO:
a nomeação da nova Comissão Arquidiocesana Comissão Arquidiocesana de Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas em situação de vulnerabilidade, constituída pelos seguintes membros:
-
Pe. Jadir Zaro, Palotino, Doutor em Direito, Presidente da Comissão;
-
Pe. Sérgio Lasta, Palotino, Doutor em Psicologia, Notário;
-
Ir. Célia de Fátima Rosa da Veiga, Franciscana da Penitência e Caridade Cristã, Doutoranda em Educação, Secretária da Comissão;
-
Pe. Rodrigo da Rosa Cabrera, Doutorando em Direito Canônico, Vigário Judicial;
-
Ir. Liliane Alves Pereira, Doutora em Enfermagem, Moral e Ética, Franciscana da Penitência e Caridade Cristã, Perita;
-
Sra. Lúcia Maria Pauli Kist, fiel leiga, Pedagoga, Perita.
Fica, portanto, destituída a composição anterior desta Comissão. Isso ocorre porque um membro da anterior comissão foi nomeado bispo e se constatou a necessidade aumentar o número de peritos para melhor atender o escopo desta comissão.
Faz parte deste Decreto as Normas Arquidiocesanas para a proteção de crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade, por nós, emanadas no dia 6 de agosto de 2022. Que este Decreto e as Normas sejam publicadas para o clero e demais fiéis da Arquidiocese.
Dada e passada em nossa Cúria Arquidiocesana de Santa Maria, em 06 de agosto de 2022.
Dom Leomar Antônio Brustolin Diácono Ricardo Rossato
Arcebispo de Santa Maria Chanceler