faixa1.png

Arcebispo Emérito

BIOGRAFIA
Helio Adelar Rubert nasceu aos 11 de maio de 1945 na localidade de Vila Segredo, município de Sobradinho no Estado do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória vocacional no Pré-Seminário de Ivorá. Cursou os estudos primários no Seminário São José em Santa Maria. Realizou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior em Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1971, na Paróquia São Marcos, em Segredo-RS. De 1972 a 1973 atuou como vigário cooperador na Paróquia Imaculada Conceição, em Cachoeira do Sul. Nos anos de 1974 a 1984, foi diretor espiritual e professor no Seminário Menor e, paralelamente, assistente no Seminário Maior Diocesano. Obteve, posteriormente, o mestrado em Liturgia no Pontíficio Ateneu Sant'Anselmo, em Roma, na Itália.

De 1992 a 1994 foi pároco da Paróquia da Ressurreição. De 1994 a 1999 foi pároco e reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria. Aos 4 de agosto de 1999 foi nomeado pelo Papa João Paulo II, bispo auxiliar de Vitória, no Espírito Santo, recebendo a ordenação episcopal em 03 de outubro do mesmo ano. Em 24 de março de 2004 recebeu a nomeação como Bispo Diocesano de Santa Maria. Em 2011, com a elevação canônica da Arquidiocese de Santa Maria, tornou-se o 1º Arcebispo Metropolitano. Função que exerceu até o dia 02 de junho de 2021, quando tornou-se Arcebispo Emérito de Santa Maria.

 

BRASÃO ARQUIEPISCOPAL

In Caritate Exemplum

A cruz das Américas está em vermelho e com o corte transversal no cimo. Representa o martírio redentor de Jesus Cristo e dos mártires que o seguiram doando suas vidas. A cruz sustenta todo o brasão.No centro, sobre o verde, está o chapéu gauchesco. À direita, o báculo, no espaço amarelo, o qual representa o serviço e poder episcopal na condução do rebanho do Senhor.

No campo esquerdo, encontra-se o azul, sobre o qual se apoia o girassol, simbolizando Maria, a Medianeira de todas as graças, que é modelo para todo cristão no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os raios que partem da cruz lembram a gratuidade da salvação operada por Jesus Cristo em favor de toda humanidade. Recordam, também, o altar monumento. O grande chapéu, em cor verde, é símbolo da heráldica episcopal.

 

(55) 3221 2695- Catedral Metropolitana

Email: domhelio@arquism.com.br

Dom Hélio 1.JPG
Brasão Arcebispo   Hélio A Rubert.jpg