Ecônomo
Pe. Flavio Somavilla
Telefone: (55) 3290 6236
E-mail: economo@arquism.com.br
Natural de Pinhal Grande, Flávio Somavilla nasceu no dia 20 de agosto de 1975. Em 1990 iniciou sua caminhada educacional no Instituto São José e ao longo deste período fez seu discernimento para se tornar sacerdote. Ingressou no curso de Filosofia na Universidade Católica de Santa Maria, na época UNIFRA, em 1996. Sua formação em Teologia foi realizada na Faculdade Palotina (FAPAS) e sua ordenação diaconal aconteceu em 25 de agosto de 2002, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Silveira Martins.
Foi ordenado como sacerdote em 21 de dezembro do mesmo ano, em Pinhal Grande. Durante seu ministério Pe. Flávio já atuou na paróquia Nossa Senhora das Mêrces, em São Sepé, paróquia São Pedro, em São Pedro do Sul, Basílica da Medianeira, em Santa Maria, paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Cacequi, e paróquia São Vicente Ferrer, em São Vicente do Sul. Atualmente é pároco em Nova Palma, na paróquia Santíssima Trindade.
Ecônomo (Cân. 494).
As normas da Igreja descrevem o ecônomo como aquele que administra os bens da arquidiocese sob autoridade do arcebispo que por sua vez é o administrador. O Ecônomo deve a partir das receitas da arquidiocese, fazer as despesas previstas e autorizadas pelo arcebispo ou outro por ele designado (cf. CIC cân. 494 § 3).
Para exercer o cargo o candidato deve ser perito em economia podendo ser clérigo ou leigo. É nomeado pelo período de cinco anos com a possibilidade de permanência no cargo por outros quinquênios de acordo com o juízo do arcebispo que poderá destituí-lo por causa grave após ouvir o colégio dos consultores e o conselho econômico. Ao final do ano ou do período determinado pelo arcebispo o ecônomo deve apresentar o balanço das receitas e despesas ao conselho econômico arquidiocesano. Não poderá exercer o cargo parentes do arcebispo até o quarto grau de consanguinidade ou afinidade. (cf. CIC cân. 494 §§ 1,2,4).