Ecônomo

Pe. Vanderlei Luiz Cargnin, SAC

Telefone: (55) 3220 4590 / 98149-1545

E-maileconomo@arquism.com.br

O padre Vanderlei Luiz Cargnin é padre palotino. Graduado em Filosofia e Teologia, Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi ordenado padre palotino em 10 de dezembro de 2000. Desde 2008 atua como professor de Teologia na Faculdade Palotina – FAPAS/Santa Maria. É reitor da Comunidade Padre Caetano Pagliuca - Patronato. É ecônomo da Província Nossa Senhora Conquistadora dos padres e irmãos palotinos de Santa Maria. Tesoureiro da Sociedade Vicente Pallotti e da Entidade Palotina de Educação e Cultura. É membro do secretariado geral para as missões da Sociedade do Apostolado Católico em Roma. Também é o diretor do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti.

 

Pe. Vanderlei. Palotino 1.JPG

Ecônomo (Cân. 494).

    As normas da Igreja descrevem o ecônomo como aquele que administra os bens da arquidiocese sob autoridade do arcebispo que por sua vez é o administrador. O Ecônomo deve a partir das receitas da arquidiocese, fazer as despesas previstas e autorizadas pelo arcebispo ou outro por ele designado (cf. CIC cân. 494 § 3).
   Para exercer o cargo o candidato deve ser perito em economia podendo ser clérigo ou leigo. É nomeado pelo período de cinco anos com a possibilidade de permanência no cargo por outros quinquênios de acordo com o juízo do arcebispo que poderá destituí-lo por causa grave após ouvir o colégio dos consultores e o conselho econômico. Ao final do ano ou do período determinado pelo arcebispo o ecônomo deve apresentar o balanço das receitas e despesas ao conselho econômico arquidiocesano. Não poderá exercer o cargo parentes do arcebispo até o quarto grau de consanguinidade ou afinidade. (cf. CIC cân. 494 §§ 1,2,4).

clips.png