Moderador da Cúria

Pe. Vanderlei Luiz Cargnin, SAC

Telefone: (55) 3220 4590 / 98149-1545

E-maileconomo@arquism.com.br

O padre Vanderlei Luiz Cargnin é padre palotino. Graduado em Filosofia e Teologia, Mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Foi ordenado padre palotino em 10 de dezembro de 2000. Desde 2008 atua como professor de Teologia na Faculdade Palotina – FAPAS/Santa Maria. É reitor da Comunidade Padre Caetano Pagliuca - Patronato. É ecônomo da Província Nossa Senhora Conquistadora dos padres e irmãos palotinos de Santa Maria. Tesoureiro da Sociedade Vicente Pallotti e da Entidade Palotina de Educação e Cultura. É membro do secretariado geral para as missões da Sociedade do Apostolado Católico em Roma. Também é o diretor do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti..

 

 

vanderlei_sac.jpg

Moderador da cúria (Cân 473).

 

- Cân 473 § 3: Se circunstâncias locais não aconselhem de outra forma, seja nomeado o vigário geral. Nesse sentido não haverá dificuldade já que exerce verdadeiro poder de governo como ordinário do lugar.

 

Competências:

- “Sob a autoridade do bispo, coordenar o que se refere ao despacho das questões administrativas e cuidar que os demais funcionários da cúria cumpram devidamente o ofício que lhes foi confiado” (Cân 473 § 2)

- “Os atos da cúria, destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo ordinário (bispo, vigário geral, vigário episcopal) do qual emanam  - “ad valitaltem” - e pelo chanceler (ou notário da cúria). O chanceler é obrigado a informar ao moderador sobre os atos da cúria.

- Concede junto com o chanceler a permissão para que alguém entre no arquivo da cúria já que a ninguém é lícito entrar nele (Cân 487 § 1).

- Autoriza com o chanceler a retirada de documentos do arquivo somente por breve tempo (Cân 488).

- Se o moderador não é o Vigário Geral, este pode também autorizar referente ao arquivo já que lhe cabem todos os atos de poder executivo.

clips.png