faixa1.png

Formação: Cursos

Curso Popular de Teologia

Coordenação: Iria Maria Balzan

Contato: iriabalzan@gmail.com

 

Criado em 1992 é um curso de formação, com duração de um ano, para ajudar a formar e dinamizar as comunidades nos diversos bairros e cidades da Arquidiocese. Oferece para leigos e leigas formação e acompanhamento nas comunidades eclesiais de base na área de formação teológica. É uma iniciativa coordenada pela Equipe Arquidiocesana de Articulação das Ceb’s, Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Curso Oscar Romero

Coordenação: Iria Maria Balzan

Contato: iriabalzan@gmail.com

 

É um curso intensivo de verão, com o objetivo fortificar ações para que aconteça um novo projeto da Igreja com base na solidariedade, partilha e vivência comunitária e ecumênica. Criado no ano 2000, como ação concreta, após o Encontro Nacional de Comunidades Eclesiais de Base, realizado em Santa Maria. E uma promoção da Equipe Arquidiocesana de Articulação de CEBs em parceria com a FAPAS. Sempre aconteceu de forma presencial com duração de cinco dias no início de janeiro, em forma de mutirão, envolvendo participantes de todo Estado do RS e de fora dele. Tendo em média a participação de 100 pessoas em cada edição.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Curso de Formação - Instituto Arquidiocesano de Pastoral Catequética

Coordenação: Nélia Kubota

Contato: neliak2005@yahoo.com.br

O Curso de Formação Religiosa e Catequética - IAPC - é uma iniciativa e responsabilidade da Faculdade Palotina - FAPAS em conjunto com a Coordenação do Instituto Arquidiocesano de Pastoral Catequética - IAPC. Tem por objetivo formar os cristãos leigos, para que estes sejam capazes de exercerem suas atividades pastorais com qualidade. Enquadra-se neste campo da formação cristã, a qualificação dos Ministros extraordinários – MESCE, catequistas e agentes das diversas pastorais paroquiais.