top of page
Buscar

Mês do Dízimo - Paróquias realizaram ações de conscientização

Durante o mês de julho toda a Igreja do Brasil, celebrou o Mês do Dízimo, inseridas neste contexto, as paróquias da arquidiocese de Santa Maria realizaram diversas ações.


Com a finalidade de incentivar a reflexão e a conscientização do Povo de Deus sobre a importância da devolução do Dízimo, nossas paróquias organizaram diversas ações sobre esse tema.


O processo de implantação da Pastoral do Dízimo já estava em andamento na paróquia São João Evangelista, nela foi constituída uma equipe de mensageiros do dízimo. Esta equipe após receber formação, realiza visitas aos moradores de cada comunidade. As visitas consistem em apresentar as atividades da paróquia, convidar para participar de alguma comunidade e entregar um envelope com a oração do dizimista. Após o primeiro contato, há a continuidade, através de visitas do Padre, bênçãos às casas e visitas dos Ministros para levar a Eucaristia para doentes ou pessoas com dificuldade de locomoção.


A paróquia N. Sra. Das Dores intensificou as ações através de leituras de intenções dos aniversariantes dizimistas junto aos avisos e realizou a leitura de um texto sobre a importância do dízimo e da oração pelo dizimista.


Os paroquianos da Catedral Metropolitana que partilham o dizimo com a comunidade foram convidados para dar seu testemunho sobre a partilha. Também houve realização de preces e a implementação de ações para esclarecimentos sobre o porquê e como colaborar, além de preces pelos dizimistas.



Na paróquia do Bom Fim durante o mês de julho, a equipe da Pastoral do Dízimo elaborou um questionário para recadastramento, através de visitas. A ação deu uma especial atenção aos dizimistas que estão afastados ou deixaram de contribuir. Nesta visita também foi feito levantamento das necessidades de atendimento a doentes e idosos pelos Freis ou receber a Comunhão em casa, de Ministros Extraordinários da Eucaristia. Também fez uma campanha nas redes sociais com publicações sobre o dízimo para motivar a comunidade.



Em Restinga Sêca, a paróquia Sagrado Coração de Jesus uma Ação Social em prol dos mais necessitados da comunidade. Todos foram convidados a levar uma doação de alimento, roupa, cobertores e mantas para serem distribuídos as entidades da cidade, para as famílias atendidas pelas as pastorais e quem mais precisar. Do interior a cidade o que se viu foi uma corrente de amor e solidariedade. O fechamento aconteceu na missa do sábado 30/07 na igreja Matriz com o altar carregado de doações que serão agora separadas pela Pastoral da Criança e doados a quem mais necessitar. Mesmo acabando o mês dedicado ao dízimo todos foram convidados a continuarem levando sua oferta solidária e contribuindo sempre.


A arquidiocese produziu um vídeo, com a participação do chanceler, diácono Ricardo Rossato, falando sobre esta partilha, com uma dimensão fraterna e social do cristão.


Esperamos que neste Mês de Conscientização do Dízimo três sentimentos importantes tenham sido despertados:

1º) o agradecimento a Deus pela vida;

2º) a corresponsabilidade uns pelos outros, sabendo que fazemos parte do Povo de Deus, a Igreja, pois não podemos deixar faltar ao próximo aquilo que temos; e

3º) a evangelização, o amor pela Igreja como discípulos missionários. Isto é partilha! Isto é dízimo!


* Com informações da PASCOM de cada paróquia.

bottom of page