top of page
Buscar

Início do ano dos Seminários é marcado por Santa Missa

Seminaristas da Província Eclesiástica de Santa Maria se reuniram na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para uma celebração eucarística que marcou o início do ano letivo dos Seminários.

A Santa Missa foi celebrada por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, e contou com a presença dos Bispos das Dioceses de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Alberto Dilli; de Santo Ângelo, Dom Liro Vendelino Meurer; de Uruguaiana, Dom José Mário Scalon Angonese; de Cachoeira do Sul, Dom Edson Batista de Mello; e Pe. Sílvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta.

Além destes, a celebração também reuniu os reitores do Seminário Propedêutico Interdiocesano, Pe. Lucas Del Osbel; do Seminário Divino Mestre, Pe. Marcos Rogério Denardi; do Seminário Bom Pastor, Pe. Marcelo Carlesso. Ainda, participaram padres que compõem as dioceses das 5 cidades e, também, da arquidiocese de Santa Maria, além do Pe. Mário Benachio Auzani, Diretor Espiritual dos dois seminários.

Dom Leomar Antônio destacou o momento histórico para as arqui/dioceses envolvidas, visto que naquele momento estava sendo presenciado a totalidade da província, com a presença de bispos, padres e seminaristas, junto à comunidade de fiéis que se faziam presentes.

Baseado no Salmo 33 (34), onde se diz: "O Senhor liberta os justos de todas as angústias", o Arcebispo disse uma frase que tocou o coração de todos os presentes: "Não tenham medo! Aquele que os chamou é fiel! Ele está contigo e tu estás nas mãos de Deus. Tu estás em boas mãos!"

Os demais bispos presentes relembraram aos seminaristas o motivo pelo qual estavam ali: a vocação para atuar por Cristo. Desejaram que Deus abençoe a caminhada de estudos e que não desanimem, pois a Igreja precisa de pessoas dispostas a seguir a missão.

O momento foi finalizado com abraços de boas-vindas, com desejos de sucesso na caminhada. Após, todos confraternizaram juntos no Salão Paroquial da Paróquia da Ressureição.



Sobre o Seminário


A partir deste ano de 2023, os seminários foram unificados, onde foi aprovado a criação dos seminários da etapa do Discipulado, onde se estuda Filosofia, e da Configuração, que aprende Teologia.

Após terem feito contato com o seus párocos e ter sido feito o encaminhamento com o promotor da diocese ou arquidiocese de origem, os futuros seminaristas são destinados ao Seminário Propedêutico Interdiocesano, localizado em Santa Cruz do Sul-RS. O Seminário faz a preparação de jovens da Arquidiocese de Santa Maria, e Dioceses de Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Santo Ângelo.

Passado o período de aprendizagem no Seminário Interdiocesano, os seminaristas das cinco regiões fazem morada em Santa Maria, para estudarem primeiro Filosofia, no Seminário Divino Mestre, e, após formados, iniciam a Teologia, no Seminário Bom Pastor. Ambas as formações ocorrem junto a Faculdade Palotina de Santa Maria - Fapas.

Durante esse período formativo, os seminaristas já atuam em paróquias, auxiliando os párocos nas missas e demais atividades da Igreja. Após, são ordenados padres e seguem a missão de evangelização pelas comunidades que serão destinados.



Texto e Fotos: Ascom/ArquiSM


bottom of page