top of page
Buscar

Frei Valdir Pretto é empossado como novo pároco na Nossa Senhora de Fátima



A celebração eucarística que marcou a posse do Frei Valdir Pretto, OFMCAP, aconteceu no sábado, às 16 horas. Presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, contou com as presenças do Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Silvio Socorro, que reside em Roma, do Ministro Provincial da Província Sagrado Coração de Jesus, Frei Nilmar Carlos Gatto, dos Freis Vigários Paroquiais Geraldo Paludo e Vandrigo Zacchi, dos Freis pós-noviços, Pedro Miri, Djolesky Georges e Joseph Samson e das Irmãs Palotinas e Franciscanas que auxiliam pastoralmente na paróquia.


Ao fazer a entrega das chaves ao Frei Valdir, Dom Leomar Antônio pediu a ele que mantenha abertos o coração e as portas da paróquia e de suas 17 comunidades.


O rito de posse seguiu com a entrega do Evangelho e em sua homilia o arcebispo falou sobre a importância de explicar a Fé. “Que Deus converta a mim e a você, para sermos seres espirituais e não materiais.” Também pediu que sejam destinadas orações para as pessoas atingidas pela tragédia em Petrópolis, pela paz entre a Ucrânia e a Rússia: “já passamos pela crise da pandemia, não precisamos passar pela crise de uma guerra” e pela educação, por uma volta às aulas que contemple todas as crianças.


O cerimonial continuou com a entrega da Pia Batismal, do Confessionário e do Sacrário, o juramento do pároco. As preces da comunidade foram feitas por crianças, jovens e professores que atuam em pastorais. Após a leitura da Ata de Posse, o casal Maiandra e Daniel, responsáveis pela Pastoral Familiar deram as boas-vindas ao Frei em nome da comunidade.


O Frei Nilmar ao fazer uso da palavra lembrou o que diz o Evangelho de João: “’Fazei tudo o que Ele vos disser’. Devemos estar atentos à Palavra de Deus.” E Pediu que rezemos pelos freis que começam esta caminhada à frente da Paróquia.


O Frei Valdir lembrou que a paróquia completa seu 75º. aniversário em 2023 e que a comunidade é composta também de espaços educativos, pelo museu de arte e agradeceu a todos que ajudam a construir a paróquia. Recordou os professores e todos os que perpetuam a formação humana e cristã, principalmente neste ano em que a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir sobre Educação. “Temos a missão de anunciar a Boa Nova, rezar, ir ao encontro e acolher. Paz e Bem”, finalizou o frei.




Fotos: Claudia Medianeira Gomes Athayde - Paróquia Nossa Senhora de Fátima



bottom of page