top of page
Buscar

1ª Jornada de Educação Arquidiocesana de Santa Maria

Animação, bênção, cantos e muita reflexão, troca e aprendizado. Assim foi a 1ª Jornada de Educação Arquidiocesana de Santa Maria, promovida pela ArquiSM e realizada no Colégio Franciscano Sant’Anna, no sábado, dia 11 de março de 2023.

Logo no início da manhã, os inscritos foram recepcionados com música e, após o protocolo de abertura da jornada, todos foram abençoados pelo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, que presidiu a Santa Missa. Durante a homilia, Dom Leomar ressaltou que é necessário empatia para com os jovens, pois, às vezes, quando se acontece algo atípico, com gestos que não condizem com a realidade, eles podem estar pedindo ajuda.

Com o tema “Cuidar de quem cuida”, o evento contou com a palestra do psicólogo Lucas Bitencourt, que destacou que habilidades socioemocionais são desenvolvidas com o outro e é necessário que tenha outra pessoa consigo para que isso ocorra. “A conexão não sadia, da rapidez, da correria do dia a dia, traz a ilusão de produtividade. Devemos olhar o outro, para sermos vistos também. Tenham calma, cuidem do outro e cuidem de si!”, finalizou o psicólogo.

Com mais de 350 inscritos, a jornada, que já tem próxima edição marcada, é de grande relevância para a formação continuada dos educadores. O evento foi organizado pela Comissão Arquidiocesana de Educação e Cultura – CAEC, com apoio e parceria da Ecos Confessionais. Participaram educadores da Rede Municipal, Estadual e Privada de Santa Maria e Região.

Ao final do evento, foi divulgada a data e local da próxima Jornada de Educação Arquidiocesana: será no dia 9 de março de 2024, na Faculdade Palotina de Santa Maria – FAPAS.



bottom of page