Buscar

Seminário São João Maria Vianney acolheu reunião das lideranças da Ação Sociotransformadora



Nesta quarta-feira,19, representantes das pastorais que compõe a Ação Sociotransformadora da Arquidiocese se reuniram com Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano para a reunião mensal de acompanhamento das atividades. Participaram do encontro realizado no Seminário São João Maria Vianney, também, o Coordenador de Pastoral, pe. Gerson Cavalheiro Gonçalves e o Chanceler Diácono Ricardo Rossato. O grupo acordou em definições para o calendário de reuniões em 2023, a participação nos eventos arquidiocesanos e depois ocorreu a apresentação de projetos e ações de cada pastoral.

A Pastoral da Criança está em fase de retomada de algumas atividades que foram suspensas no período de pandemia, Iria Balzan da CEBs apresentou as datas do curso Oscar Romero e do Curso de Teologia Popular. As datas da Romaria da Terra, Seminário Estadual de Alternativas ao Cultivo de Fumo, FEICOOP, Mostra de Morangos e Feirão Natalino foram apresentadas ao grupo por José Carlos Peranconi. A Pastoral da Saúde apresentou iniciativas referentes ao encontro das áreas pastorais e diversas ações que estão em andamento. A Caritas trouxe ao debate o projeto da Caritas Brasil, que contempla ações de apoio humanitário de combate à fome no RS. A coordenadora da Pastoral Carcerária, Júlia Angonese, abordou a visita da Imagem da Medianeira nos presídios, sendo a próxima visita no dia 28 de outubro, no Presídio Estadual Santo Antão.

O coordenador da Pastoral da Saúde, Vagner Rolin, alertou para a necessidade de sensibilizar jovens para o apoio as atividades das pastorais.

O arcebispo retomou que todas as pastorais devem trabalhar com processos para dar dignidade aos que mais precisam, no entanto, todos as atividades devem ser construídas em uma nova lógica, de total e absoluta transparência. “Precisamos trabalhar em sintonia, trabalhar novas perspectivas, estar em sinodalidade” afirmou Dom Leomar.

O grupo aprovou, ainda, a realização do Natal no Parque da Medianeira, no dia 18 de dezembro. A ação será uma dia de confraternização, arte, cultura e lazer no parque.