Buscar

Paróquias com Santo Antônio como padroeiro promovem atividades alusivas ao seu patrono


As comunidades de Santo Antônio de Pádua em Silveira Martins, Santo Antônio do Patronato e Santo Antônio em Mata oferecem diversas possibilidades de celebração para a população.



Santo Antônio - Mata


Construída no alto de uma rua na encosta dos morros, a Igreja Matriz Santo Antônio se destaca pela sua ornamentação com fósseis tanto na parte interna, como nas escadarias. Neste ano as atividades alusivas à celebração do padroeiro iniciaram no dia 1º. de junho, com a realização de uma trezena preparatória. As comemorações contam também com a realização de um jantar, dia 8 de junho, às 20h30, no salão paroquial. Os festeiros estão preparando também uma extensa programação para dia 12 de junho, com uma carreata, almoço e celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin.

· 1º. a 13 de junho, às 19 horas – Trezena de Santo Antônio.

· 8 de junho, às 20h30 – Jantar Festivo no Salão Paroquial.

· 12 de junho, às 9 horas – carreata.

10 horas – Missa festiva.

12 horas – Almoço.


Santo Antônio de Pádua – Silveira Martins


Berço da Quarta Colônia de Imigração Italiana do RS, Silveira Martins, herdou de seus antepassados a devoção a Santo Antônio. E, como forma de homenagear seu padroeiro a comunidade da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Silveira Martins, está em processo de organização da tradicional festa em honra a Santo Antônio. Evento que reúne as onze comunidades que compõe a paróquia em torno da devoção trazida da Itália pelos imigrantes.

A programação, retomada neste ano, começa no dia 9 de junho, com o início do Tríduo em honra a Santo Antônio e engloba outras atividades como a procissão de acolhimento da imagem e a famosa distribuição dos pãezinhos abençoados.

Todas as noites após a missa e realização do tríduo serão realizadas as quermesses no salão paroquial.

Neste ano a organização dos festejos também espera realizar, se o tempo permitir, uma quermesse ao ar livre, na praça central, inserindo os festejos católicos no fechamento do Festival Italiano de Silveira Martins.


· 9 de junho, às 18h30 – Primeiro dia do Tríduo e celebração de missa na Matriz

– Apresentação do grupo de danças do CTG Liberdade


· 10 de junho, às 18h30 – Segundo dia do Tríduo e celebração de missa na Matriz

– Dança de quadrilha da Escola Municipal João Frederico Savegnago


· 11 de junho, às 18h30 – Terceiro dia do Tríduo e celebração de missa na Matriz

– Show com Marcelo e Roberto


· 12 de junho – Festa do Padroeiro, às 10 horas, Missa Solene na Igreja Matriz seguida de almoço festivo.

– Exposição de coleção de carros antigos nas ruas de Silveira Martins


Para o padre Rodrigo Cabrera, este é um momento de retomada. O pároco convida a comunidade para participar depois de dois anos sem festejos – “Vamos nos organizar para receber todos aqueles que já estavam acostumados a festejar conosco. Será uma grande festa em honra ao nosso padroeiro, Santo Antônio de Pádua.”


Santo Antônio do Patronato – Santa Maria


Com o tema Santo Antônio Educador, a comunidade do bairro Patronato e imediações promove a festa alusiva ao padroeiro da paróquia. As festividades começaram no dia 1º. de junho e seguem até o dia 13, com celebração presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo metropolitano.

A trezena, realizada diariamente às 19 horas, aborda a cada dia uma temática para reflexão e tem a liturgia organizada pelas as diversas pastorais que compõe a comunidade de fé. Após as celebrações são distribuídos os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Também acontece a quermesse que oferece alimentos para serem consumidos no local ou levados para casa. O bazar do Toninho funciona durante todo o período com a exposição de canecas, terços, chaveiros, camisetas, medalhas entre outros artigos religiosos.

No sábado, 11 de junho, às 20h30, acontecerá um jantar festivo. No dia 13 a igreja permanecerá aberta todo o dia para que os devotos possam visitar, fazer seus pedidos e agradecimentos.

Programação:

· 1º. a 13 de junho, às 19 horas – Trezena de Santo Antônio.

· 11 de junho, às 20h30 – Jantar em honra a Santo Antônio.

· 13 de junho, às 19 horas – Celebração de enceramento das festividades, presidida pelo arcebispo, Dom Leomar Antônio Brustolin.