Buscar

Papa Francisco nomeia Monsenhor Bertilo João Morsch como Bispo Auxiliar de Porto Alegre

Atualizado: 17 de mai.


Na manhã desta terça-feira, Dom Leomar Antônio Brustolin fez o anúncio da nomeação diretamente do Arcebispado.




Com grande alegria para o clero de Santa Maria, às 7 horas da manhã desta terça-feira, diretamente do arcebispado de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, na presença do Vigário Geral Pe. Bertilo Morsch e do ecônomo da arquidiocesano, Pe Vanderlei Cargnin, SAC, fez a leitura da nomeação do agora Monsenhor Bertilo João Morsch como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. A atividade foi acompanhada pelas Rádios CDN, Imembuí e Medianeira, sendo a rádio católica transmitiu, ao vivo, a leitura da nomeação.


Abaixo a nomeação divulgada pelo site da Santa Sé, ao meio-dia pelo horário de Roma e às 7 da manhã, pelo horário de Brasília.


Nomeação de Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre (Brasil)


O Santo Padre nomeou como Bispo Auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre (Brasil) o Rev. Bertilo João Morsch, do clero da Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria, atual Vigário Geral e Pároco da Catedral, atribuindo-lhe o titular Veja de Bavagaliana.


Curriculum vitae

S.E. Mons. Bertilo João Morsch nasceu em 7 de dezembro de 1964 em Sobradinho, Diocese de Cachoeira do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. De 1982 a 1986 estudou Filosofia e Teologia no Instituto dos Padres Palotinos em Santa Maria-RS. Obteve a Licenciatura em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2001-2003).


Em 7 de janeiro de 1989 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria, onde exerceu os seguintes cargos: Vigário Paroquial em Júlio de Castilhos-RS (1989-1990) e em São Pedro do Sul-RS (1991). -1994) e depois pároco neste último (1995-2000); Assistente no Seminário Menor (2001); Reitor e Pároco do Santuário de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças (2003-2013); Professor da Faculdade Palotina; Vigário Judicial; Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney (2013-2021); Pároco da Ressurreição (2013-2021).

Até agora foi Vigário Geral e Pároco da Catedral de Santa Maria-RS.

Acompanhe a carta que serviu de base para o pronunciamento de Dom Leomar Antônio Brustolin aos veículos de imprensa que estiveram presentes.


ANÚNCIO


Tenho a grande alegria de anunciar que nesta terça-feira 17 de maio de 2022, às

12 noras em Roma e 7 horas em Brasília, o Santo Padre o Papa Francisco nomeou o Reverendo Padre Bertilo João Morsch, atual nosso Vigário Geral e Pároco da Catedral Metropolitana, como Bispo Auxiliar de Porto Alegre.

A lgreja que está em Santa Maria se rejubila pela escolha de um membro de seu clero para a plenitude do sacerdócio.

Ao Monsenhor Bertilo João Morsch quero agradecer sua vida e missão dedicadas à porção do Povo de Deus que está em Santa Maria, há 33 anos.

Ao compartilhar este irmão para tão nobre missão na Arquidiocese de Porto Alegre, igualmente expresso votos de boas-vindas ao colégio episcopal. Que sua experiência na pastoral, no seminário e na academia favoreça um profícuo ministério como Bispo da Igreja.

A ordenaçāo episcopal será celebrada no próximo dia 06 de agosto, às 10 horas, na Basílica da Medianeira de Todas as Graças, em Santa Maria.


Te Deum laudamus!

Santa Maria, 17 de maio de 2022.

Dom Leomar Antônio Brustolin

Arcebispo de Santa Maria.