Jubileu das Famílias e Movimentos Eclesiais reúne fiéis no Santuário Basílica da Medianeira
- ascom70
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Na tarde deste domingo, por volta das 13h, iniciou-se a concentração para a peregrinação do Jubileu das Famílias e Movimentos Eclesiais da Arquidiocese de Santa Maria, em frente à Casa Museu do Venerável João Luiz Pozzobon, grande propagador do Rosário e da família.
Representantes dos movimentos eclesiais e das famílias participaram desta caminhada jubilar, que saiu por volta das 13h30 da Casa Museu, passando em frente ao Santuário Tabor, à Paróquia Nossa Senhora das Dores, descendo pela Avenida Dores e seguindo pela Avenida Medianeira. Ao chegar em frente ao Santuário Basílica, a procissão entrou pelo Parque da Medianeira, onde já aguardavam os peregrinos do Movimento do Cursilho de Cristandade, que haviam saído em peregrinação pela manhã desde Itaara até o Santuário.
Um grande número de fiéis, entre eles muitas famílias e crianças, participou deste momento de fé e comunhão. Ao chegar ao Santuário, os peregrinos foram acolhidos pelo reitor, Pe. Cristiano Quatrin, e adentraram com a Cruz Peregrina — uma réplica da cruz presente na Basílica de São Pedro, em Roma, especialmente preparada para este Jubileu.
Ainda antes da celebração, uma irmã do Movimento de Schoenstatt fez uma breve colocação sobre a vida e o testemunho do Venerável João Luiz Pozzobon. Enquanto isso, diversos sacerdotes atendiam confissões no Santuário.
A Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin, que destacou em sua homilia a importância das famílias como caminho de santidade e de vivência do Evangelho. Recordando o texto proclamado neste domingo, falou sobre a porta estreita (cf. Lc 13,22-30), convidando todos a viverem a fé no cotidiano da vida.
Um momento marcante foi a expressiva presença de numerosas crianças, que participaram com alegria da Celebração, desde o Coral que entoou os cantos da Missa e aqueles que foram no final até o Presbitério para pegar um pãozinho. Em sua mensagem final, Dom Leomar convidou especialmente as crianças a se prepararem para a Romaria da Medianeira, no dia 8 de novembro, quando haverá um espaço e atividades voltadas especialmente para elas.
O Jubileu das Famílias e Movimentos Eclesiais foi mais um passo no caminho do Ano Jubilar de 2025, fortalecendo a fé e a comunhão das famílias e movimentos da Igreja de Santa Maria.
Fotos e texto: ASCOM/Santuário Basílica Medianeira
Comentários