top of page
Buscar

Ecônomo da Cúria Arquidiocesana participa de circuito de imersão no programa Theòs


O Padre Vanderlei Cargnin, SAC, participou nos dias 16 e 17 de setembro de uma imersão promovida pelo Sistema Eclesial Theòs, na sede da empresa em Maringá. O evento contou com a participação de especialistas em diversas áreas.


No primeiro dia foram abordados nos diversos painéis temas que interferem diretamente no funcionamento de nossas paróquias, como: A Leia Geral de Proteção de Dados; Aspectos relativos à Cúria e a Chancelaria; Tecnologia no departamento pessoal e mundo moderno; Organização da pastoral do Dízimo; Bens, recursos e leis temporais; Obras, armadilhas e perigos fiscais e Gestão de pessoas no âmbito paroquial e diocesano. Também foi realizada uma mesa redonda sob o tema Contabilidade diocesana e patrimônio.


O painel “Uma vida dedicada à Igreja” abriu a programação do segundo dia, que, entre outros assuntos, contemplou aspectos da gestão eclesial, da gestão de pessoas e gestão de bens e uma imersão sobre o E-Social. A manhã encerrou com outra mesa redonda sobre as atividades do Departamento Pessoal. A tarde do segundo dia levantou questões de governança, aspectos contábeis e tributários. Além de imersões sobre o fazer e o administrar, folha de pagamento, recebimentos digitais e a integração entre paróquia e diocese.


Além de promover atualização, a Theòs também apresentou soluções que poderão ser adotadas pelas dioceses como o ParoquiaNet e o Eclesial Atrium.


O Sistema Eclesial Theós é o programa de gestão paroquial e diocesana adotado pela Arquidiocese de Santa Maria e tem atuação em outras 152 dioceses do Brasil. Também é o programa usado pela Nunciatura Apostólica.


Esses treinamentos são uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e conhecer as pessoas e parceiros com quem a arquidiocese trabalha. O padre Vanderlei afirma que trará algumas novidades para implementar na Arquidiocese.

bottom of page