Buscar

Ações da Iniciação à Vida Cristã são realizadas em Paróquias e Comunidades

De acordo com o calendário da Iniciação à Vida Cristã, durante o tempo de catequese, crianças, jovens e adultos, à medida que vão avançando, passam de um grupo catequético para outro, estas passagens são assinaladas com determinados ritos.


No mês de abril, ocorreu a entrega da Palavra de Deus, gesto muito significativo para as comunidades. É um momento importante para o “Caminhar juntos”, por isso é indispensável a participação de catequizandos e familiares. O centro está na Palavra de Deus contida na Bíblia, é necessário nosso entendimento, que o gesto ritual recorda a entrega da tradição recebida em torno da Sagrada Escritura. O sacerdote recebe a Bíblia de um familiar, diz o nome do catequizando e faz a entrega proferindo as seguintes palavras: “Recebe a Palavra de Deus. Crê no que leres, vive o que creres e anuncia Jesus com tua vida”.


No mês de maio, mês de Maria aconteceu a entrega do Terço e os catequizandos aprendem a rezar a oração da Ave Maria. Nesta entrega lembramos aos nossos catequizandos que Deus utiliza-se de sinais simples para manifestar seu amor, o terço é um deles. Ele é um convite para a oração. Embora se invoque repetidas vezes o nome de Maria, o terço tem Jesus como centro. A cada dezena, meditamos um mistério da vida de Cristo. Aos familiares recordamos um conselho do Papa São João Paulo II: “Rezar o Rosário pelos filhos e, mais ainda, com os filhos, educando-os desde tenra idade para este momento diário de ‘paragem orante’ da família, não traz por certo a solução de todos os problemas, mas é uma ajuda espiritual que não se deve subestimar”.



O Creio dos Apóstolos é considerado um resumo da fé dos discípulos de Jesus Cristo. Trata-se de sua identificação e de um símbolo da fé. É uma espécie de regra que todo católico conheça esse credo de maneira profunda. “Creio em Deus”: é esta a primeira afirmação da profissão de fé e também a mais fundamental. Todo o Símbolo fala de Deus; ao falar também do homem e do mundo, fá-lo em relação a Deus. Os artigos do Credo dependem todos do primeiro, do mesmo modo que todos os mandamentos são uma explicitação do primeiro. Os outros artigos fazem-nos conhecer melhor a Deus, tal como Ele progressivamente Se revelou aos homens. «Os fiéis professam, antes de mais nada, crer em Deus”. (Cat.199)





Colaboração: Catequista Elisete Vianna

Fotos: Todas as fotos desta publicação são de autoria dos catequistas de cada paróquia.


Fontes:

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 3ª. ed. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Paulinas, Loyola, Ave-Maria, 1993

RICA. São Paulo-SP, Paulinas 2003