top of page
Buscar

Visita Pastoral do Arcebispo: Paróquia São João Evangelista


A Visita Pastoral Canônica, uma das responsabilidades do nosso Arcebispo, Dom Leomar Brustolin, continua pelas Paróquias da Forania de Santa Maria. Seguindo o cronograma de visitações, nos dias 03 a 05 de maio, ocorreu a visita a Paróquia São João Evangelista.


Durante o dia 03 de maio, na companhia do Pároco Pe. Rogério Aloísio Schlindwein, nosso Arcebispo visitou as Comunidades da Paróquia, onde foi acolhido pelas lideranças, catequizandos, leigos e leigas, celebrando nas Comunidades Divino Espírito Santo e Santa Maria Goretti.


No dia 04 de maio, as visitas ocorreram nas Comunidades, Maria de Nazaré, São Francisco de Assis, São Marcelino Champagnat, Bom Pastor e Santa Marta.


No dia 05 de maio, último dia de visita, foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz de São João Evangelista, na sequência, a visita a Comunidade Nossa Senhora da Saúde.

Ao fim do dia, ocorreu o Encontro do Arcebispo com as lideranças de todas as comunidades da Paróquia, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, terminando com a realização da Santa Missa de Envio.






Sobre a Visita Pastoral:


A visita pastoral é um momento especial para confirmar a fé, animar na esperança e fortalecer a caridade de todos.


Segundo o Código de Direito Canônico, “o bispo é obrigado visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos” (Can. 396 § 1).


Já o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos destaca a visita pastoral como uma das formas com a qual o bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os membros do Povo de Deus; como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa (Cf. Apostolorum Successores, n. 220).


A raiz histórica da visita pastoral do bispo está associada às visitas que os Apóstolos faziam às comunidades cristãs fundadas por eles. Os escritos de São Paulo são testemunhas dessa prática.


A visita pastoral é uma ação apostólica que o bispo deve efetuar pela caridade pastoral (Cf. LG, n. 23). A visita é, sem dúvida, um momento de peculiar graça, na qual o bispo repete o gesto de Jesus Cristo que vai ao encontro do seu povo (cf. Pastores Gregis, n. 46).


Fotos: Divulgação/Pascom ArquiSM

Commentaires


bottom of page