A Visita Pastoral é uma das tarefas a serem realizadas pelo nosso Arcebispo, Dom Leomar Brustolin, durante o ano de 2024. Seguindo a agenda de visitas estabelecida, nos dias 27 e 28 de abril, houve continuidade nesse cronograma, onde o Arcebispo visitou a Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Santuário Basílica.
Na companhia do Pároco Pe. Cristiano Quatrin, nosso Arcebispo visitou comunidades e demais unidades ligadas a Paróquia, como o Lar das Vovózinhas, Santa Luzia, Santo Ivo e Comunidade Medianeira. Ao decorrer da visita, houveram reuniões dos Conselhos Econômicos e Pastorais da paróquia.
A visita foi finalizada no dia 28 com a Santa Missa de Encerramento com Dom Leomar Brustolin, que em suas palavras afirmou que a Igreja está de portas abertas para receber a todos, sempre enfatizando a importância de nossa conexão com Cristo.
Sobre a Visita Pastoral:
A visita pastoral é um momento especial para confirmar a fé, animar na esperança e fortalecer a caridade de todos.
Segundo o Código de Direito Canônico, “o bispo é obrigado visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos” (Can. 396 § 1).
Já o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos destaca a visita pastoral como uma das formas com a qual o bispo mantém contatos pessoais com o clero e com os membros do Povo de Deus; como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa (Cf. Apostolorum Successores, n. 220).
A raiz histórica da visita pastoral do bispo está associada às visitas que os Apóstolos faziam às comunidades cristãs fundadas por eles. Os escritos de São Paulo são testemunhas dessa prática.
A visita pastoral é uma ação apostólica que o bispo deve efetuar pela caridade pastoral (Cf. LG, n. 23). A visita é, sem dúvida, um momento de peculiar graça, na qual o bispo repete o gesto de Jesus Cristo que vai ao encontro do seu povo (cf. Pastores Gregis, n. 46).
Fotos: Divulgação/Pascom ArquiSM
Comments