A Visita Pastoral Canônica é uma das obrigações de Dom Leomar Brustolin, como Arcebispo de Santa Maria, e na sequência da agenda de visitações, nos dias 27 e 28 de julho, ocorreu a visita a Área Missionária Nossa Senhora de Guadalupe.
A visita foi preparada pelo Administrador Paroquial Pe. Enio José Rigo e os membros da comunidade, com a oração e o estudo da Carta Pastoral “Um só Corpo”, em cinco assembleias com as lideranças e Conselhos.
O bom pastor encontra seu rebanho
Dom Leomar conheceu as comunidades e demonstrou sua proximidade e compaixão com pessoas, grupos e assembleias. Esteve com os doentes e a população mais pobre do grande Bairro João Luiz Possobon, Maringá e Cerrito II. Com cada pessoa foi paternal e solícito: “os pobres e sofredores estão no coração do bispo”, afirmava, enquanto servia o café, aquecido de amor, entregue em mãos trêmulas de frio tocando a carne sofredora de Cristo.
Dom Leomar encontrou-se com catequistas e catequizados da IVC
Durante o sábado, revisou os Livros, com Pe. Enio, esteve com ministros e catequistas e dedicou um período maior para os catequizandos, deixando claro que veio para escutá-los e com leveza afirmou “perguntem o que quiserem” e, assim, manteve um diálogo sereno, claro e profético, fazendo teologia em linguagem acessível e paternal. Um mistagogo refletindo os Mistérios da fé com os pequenos. A espontaneidade favoreceu a liberdade: uns querem ser coroinhas, padres, outros mais obedientes em casa... As catequistas compartilharam experiências e angústias como o não comprometimento das famílias. Os catequizandos têm sede de Deus e levam a família à Comunidade.
Dom Leomar foi ao encontro dos Conselhos
No final do sábado reuniu-se com os que estão na linha de frente, no front da fé e no cuidado com a Comunidade. Escutou a partilha da Caminhada da fé nos dois anos da Área Missionária, o quanto cresceu a participação na vida comunitária, na busca pelos sacramentos e no cuidado com a gestão e melhorias da parte material. Viu e sentiu o desejo das pessoa por uma Igreja sinodal, caminhando na fidelidade ao Papa Francisco e ao arcebispo Dom Leomar. Ouviu, anotou e respondeu com paternidade e firmeza, confirmando ou reparando, fazendo suas as inquietudes e aflições que brotavam dos corações dos leigos. Ouviu, em particular, os coordenadores do Conselho Econômico e a concordância com os 10% ao fundo de Evangelização Arquidiocesano.
Dom Leomar celebrou, visitou comunidades e crismou
Nas celebrações da Eucaristia no sábado e domingo, confirmou a fé do povo que o escutou com ouvidos de discípulo. Deixou palavras de esperança e onde crismou, conclamou que com o sopro novo do Espírito devem ousar a alegria do Evangelho às grandes virtudes da santidade e da transformação das injustiças e da fome. Encontrou comunidades vibrantes e lotadas, mas numa comunidade encontrou somente uma mãe e uma catequizanda e soube lidar com o fato, consciente da realidade do vazio da fé e da angústia de seus presbíteros. Viveu aquele momento com a mesma intensidade e compaixão dos demais. Gratidão, Dom Leomar, sua palavra e sua presença continuarão ecoando entre nós.
Abaixo, confira os registros deste momento único e significativo para a Área Missionária Nossa Senhora de Guadalupe:
Fotos: Pascom/Nossa Senhora de Guadalupe
Comments