top of page
Buscar

Subsídio para Quaresma motiva: “Alegremo-nos e Nele exultemos”

A Quaresma já começou e, com ela, a nossa preparação para a Páscoa do Senhor. É um tempo especial de rever a nossa vida, buscando uma conversão por meio de três remédios penitenciais: jejum, esmola e oração. Trata-se de revisar nossa relação conosco mesmo, com os outros, com a criação e com Deus.


Para esta Quaresma, a CNBB Sul 3 apresenta o subsídio Cristo Nossa Páscoa: Alegremo-nos e Nele exultemos. 


Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo e coordenador da Equipe de Produção de Subsídios do Regional explica que “os encontros de Páscoa se inspiram e continuam os encontros de Natal. O objetivo é ressaltar que Natal e Páscoa são inseparáveis. Sempre precisamos considerar toda a vida de Jesus Cristo. Tudo o que fez, ensinou e revelou formam um conjunto”.


Este ano, o material propõe cinco encontros que refletem o Batismo, a Eucaristia, a vida na Família, a Comunidade e a Amizade Social – conforme provoca a Campanha da Fraternidade 2024. O subsídio também traz a Celebração Penitencial, a Via Sacra e a Bênção Pascal das Famílias e das Casas e vem acompanhado de um símbolo para a porta da casa.

É Páscoa cada vez que vencemos toda divisão e entendemos que o Batismo, a Eucaristia, a família e a comunidade sempre são oportunidades que Deus nos oferece para que o pecado não domine sobre nós e toda divisão seja superada em Cristo, escreve dom Leomar Brustolin, presidente do Regional Sul 3, na apresentação do material.

O material já está disponível nas 18 arqui/dioceses do Regional e pode ser encontrado nas livrarias diocesanas, secretarias paroquiais e centros diocesanos de pastoral.

 


Imagens e cantos complementam o material


Para auxiliar na celebração dos encontros, o subsídio apresenta, além do roteiro construído pela equipe de produção do material, ilustrações exclusivas desenhadas pelo designer Victor de Oliveira. Estas ilustrações podem ser baixadas (aqui) e impressas para utilizaçao em cada encontro, como pequenos cartazes ou mesmo lembranças para cada participante.


Uma parceria com a equipe de canto litúrgico regional e a comunicação da CNBB permitiu melhorar ainda mais a celebração dos encontros: a Playlist com todos os cantos sugeridos no material (veja aqui). Através do QR Code ao lado de cada música, pode-se abrir o canto no celular ou mesmo no computador, para colocar em uma caixa de som ou, ainda, projetar para que os participantes acompanhem a letra. No mesmo link, estão disponíveis também as cifras dos cantos (na legenda).


CNBB Sul 3

Kommentare


bottom of page