top of page
Buscar

Setor Juventude promove novo engajamento arquidiocesano

Atualizado: 17 de fev. de 2022

O Setor Juventude da Arquidiocese de Santa Maria iniciou um processo de novo engajamento arquidiocesano. Após uma reunião de alinhamentos no arcebispado no dia 29 de janeiro, pela manhã, com a presença de Dom Leomar e dos jovens Mique Argenta e Arnaldo Nichelle onde alguns encaminhamentos foram dados. Os jovens receberam do arcebispo a garantia de que o setor receberá todo o apoio da arquidiocese para suas atividades.


Representado pelos jovens Cláudia Rodrigues e Pietro Silva da paróquia Mãe de Deus de Tupanciretã, Arnaldo Nichelle e Maique Argenta o setor realizou uma reunião no dia 14 de fevereiro, com o objetivo de dar as boas-vindas ao novo assessor eclesiástico, Pe. Clécio Almeida. Ele terá como desafio fortalecer a opção preferencial pelos jovens, que implica apresentar a eles “o Cristo vivo, como único Salvador, para que, evangelizados, evangelizem e contribuam, como em resposta de amor a Cristo, para a libertação integral do homem e da sociedade, levando uma vida de comunhão e participação”, de acordo com o Documento de Puebla.

O texto ainda sugere que “A juventude não se pode considerar em abstrato, nem é um grupo isolado no corpo social. Por isso, ela requer pastoral articulada que permita comunicação efetiva entre os diversos períodos da juventude e continuidade de formação e compromisso depois, na idade adulta.


O Setor Juventude, que tem como como assessor jovem, Maique Argenta, já trabalha na elaboração do calendário e do plano de evangelização para o ano de 2022. Segundo ele, passamos por um novo momento vivido pelas juventudes da arquidiocese. O coordenador afirmou que: “seguiremos o plano de evangelização bienal, que busca congregar as juventudes das diversas expressões juvenis existentes, baseada em 3 pilares: Reestruturação, Espiritualidade e Formação, com o tema central “Jovens, vós sois o agora de Deus.”


O setor trabalha no mapeamento dos grupos de jovens paroquiais, movimentos e pastorais ativos na arquidiocese. E na reestruturação das equipes de assessoria, articulação e comunicação do setor juventude arquidiocesano. Também na JAJU - Jornada Arquidiocesana da Juventude, prevista para dia 05 de novembro. A Jornada será o encontro celebrativo desse processo de evangelização, baseado nos pilares trabalhados durante o ano.

Como ação concreta deste movimento, a Arquidiocese de Santa Maria receberá nos dias 12 e 13 de março a Reunião de assessores, articuladores, comunicadores do serviço de evangelização da juventude do Regional Sul 3. A atividade está prevista para acontecer no Instituto Magnificat e a programação completa será disponibilizada nos próximos dias.

São aguardadas em torno de 50 pessoas entre assessores eclesiásticos (padres, religiosos e religiosas), assessores leigos (adultos e jovens), articuladores, comunicadores e equipe de formação e comunicação do regional. A organização espera poder contar com representações das 18 dioceses que compões o Regional.


Os temas abordados na reunião serão o planejamento das ações de evangelização para o Estado do RS, formação sobre a Campanha da Fraternidade. Em um terceiro momento, haverá o diagnóstico das realidades das juventudes nas dioceses e dos trabalhos dos setores juventudes. Como última meta comum estará a formulação do plano de evangelização diocesano. No encerramento acontecerá o envio para as dioceses com a #tamojunto.


Para Dom Leomar Antônio, a localização geográfica da arquidiocese nos possibilita receber eventos e atividades regionais. “Aqui, estamos no coração do Rio Grande. É longe ir de Uruguaiana a Porto Alegre, mas aqui, ficamos perto de todos” comentou o arcebispo.


bottom of page