top of page
Buscar

Seminário reúne envolvidos no trabalho de Animação Bíblica da Pastoral nas dioceses brasileiras

A Arquidiocese de Santa Maria esteve presente no Seminário Nacional da Animação Bíblica da Pastoral (ABP), promovido de forma online, de 21 a 23 de agosto, pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

A iniciativa ofereceu uma reflexão a respeito do que é a Animação Bíblica da Pastoral e caminhos para sua implementação. Participaram mais de 100 pessoas entre bispos, padres e cristãos leigos envolvidos no trabalho de Animação Bíblica da Pastoral nos regionais e dioceses.

Um dos participantes de Santa Maria foi o Pe. Alcione Carvalho da Silva, que afirmou que sua experiência com o Seminário foi nova e muito válida. Para ele, a iniciativa pôde comprovar ainda mais a missão que Jesus o configura para que possa seguir sempre de acordo com a sua Palavra e ensinamentos. “E como dizia alguns que palestravam, de não fazer uma leitura fundamentalista ou colocarmos na boca de Deus palavras que ele não disse, pensamentos que ele não realizou, mas realmente sabermos mergulhar naquilo que a Palavra de Deus nos diz, então foi um encontro muito valioso neste sentido”, contou.

Em sua realidade local, no regional Sul 3, o padre contou que o desafio maior é o de incentivar os grupos bíblicos e a animação bíblica nas pastorais a usarem mais a Bíblia, por isso, de acordo com ele, o encontro ofereceu horizontes que podem ser colocados em prática. “Mais uma vez poderemos reforçar diante dos catequistas, ainda com mais autoridade, o fato de que a catequese se fundamenta na Palavra de Deus”, disse.

O Seminário teve como conferências a “História da Animação Bíblico-Pastoral no Brasil”; “Círculos Bíblicos e Comunidades Eclesiais Missionárias e Mês da Bíblica: origens, frutos e perspectivas”; “Documento 111″ e “Experiências de ABP segundo os eixos da formação, anúncio e oração e a Carta aos Efésios”.


Com informações da CNBB.

コメント


bottom of page