Durante cinco noites, de 12 a 19 de maio, a equipe coordenadora da Fraternidade das Igrejas Cristãs (FEIC) de Santa Maria, realizou belas celebrações pela unidade dos cristãos.
A primeira noite foi na Catedral Episcopal do Mediador, centro, com a pregação do Arcebispo Emérito católico Dom Hélio.
A segunda noite foi na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na Rua Barão do Triunfo, com a pregação do Bispo Anglicano Dom Francisco.
Na terceira noite a celebração ecumênica aconteceu na Igreja Metodista Central na Rua do Acampamento, esquina com a Rua Tuiuti. A pregação esteve ao encargo do Pastor Dennis.
Na quarta noite a celebração ecumênica ocorreu na Igreja Luterana do Brasil (IELB), na Rua Alcides Roth, 3.000, Bairro JK. A pregação foi do Pastor Reinoldo.
A conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos aconteceu na Catedral Metropolitana Católica com a pregação da Reverenda Margarida Ribeiro.
As coletas das celebrações foram destinadas para os necessitados da cidade.
O tema central deste ano de 2024 foi a frase bíblica: "Amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo"(Lc 10,27). O conteúdo foi preparado por uma equipe ecumênica de um país da África Ocidental: Burkina Faso. No Brasil, a Comunidade de Taizé de Alagoinhas (Bahia) adaptou o material proposto pelas Igrejas de Burkina Faso, a convite do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC).
O país da Burkina Faso enfrenta uma crise dramática de segurança, com ataques violentos por grupos extremistas, violações de direitos humanos e tráfico humano. São mais de três mil mortes e quase dois milhões de pessoas deslocadas internamente. As igrejas cristãs são alvo específico de ataques armados. E onde ainda é possível realizar cultos e missas, as celebrações são curtas por motivo de segurança (Cfr. Revista Cidade Nova, abril, 2024).
Por isso, o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi um convite para refletir sobre os extremismos e exclusivismos religiosos, que desafiam a orar e agir em favor da tolerância e da fraternidade. A temática deste ano é uma resposta do Evangelho para o país da Burkina Faso e para todo o mundo.
Como a unidade é a chave do cristianismo e o desígnio de Deus sobre nós cristãos e sobre a humanidade, todos são convidados a trabalhar pela unidade das Igrejas cristãs, com pessoas de religiões não cristãs e também de convicções não religiosas.
Fazemos nossa a oração de Jesus: "Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste" (Jo15,21).
Informações:
Dom Hélio Adelar Rubert
Arcebispo Emérito de Santa Maria
Comments