No dia 2 de agosto, antecipando o Dia do Padre, que é comemorado no dia 04 de agosto, a Arquidiocese de Santa Maria realizou um encontro com os sacerdotes.
A data é celebrada desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou João Maria Batista Vianney como Padroeiro dos Párocos e dos Sacerdotes.
João Maria Vianney nasceu na França em 8 de maio de 1786. De origem simples, ele trabalhou durante a infância para ajudar a família e, somente aos 17 anos, foi alfabetizado. Gostava de frequentar a igreja e, ainda novo, resolveu ser padre. Enfrentou a resistência da família e a perseguição religiosa da época, durante a Revolução Francesa, para seguir sua vocação. Foi um pároco exemplo de caridade e dedicação aos fiéis e sua comunidade. Em 1925, foi canonizado pelo Papa Pio IX.
No Brasil, segundo dados do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há cerca de 30 mil padres. No mundo, são 407.872 padres, segundo o Vaticano.
Com a data, aproveitou-se o momento para fazer uma reunião dos padres, onde abordou-se assuntos administrativos arquidiocesanos. Além disso, foi realizada a Santa Missa, na Capela do Instituto São José. A celebração foi presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, e contou com a participação de Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito da cidade.
Comments