top of page
Buscar

Romaria das Famílias marca a Festa de Nossa Senhora Aparecida

Dia de sol colaborou para que famílias participassem das atividades oferecidas no Parque da Medianeira



Centenas de pessoas aceitaram o convite da Arquidiocese de Santa Maria e participaram da 1ª Romaria das Famílias, realizada no dia 12 de outubro, no Parque da Medianeira. Caravanas vindas de Vila Nova do Sul, São Sepé, Restinga Sêca e São Vicente do Sul, entre outras cidades, desfrutaram um dia que envolveu celebrações, lazer, brincadeiras, atividades lúdicas e um grande congraçamento entre as comunidades.

A programação começou com acolhimento aos fiéis, às 9h30, seguida de Celebração Eucarística, às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Leomar Antônio Brustolin e concelebrada pelos arcebispos eméritos Dom Hélio Adelar Rubert e Dom Elói Roggia e de padres da arquidiocese.

Após a celebração os fiéis contaram com diversas atividades festivas e de integração. O Programa Educação para o Trânsito, com o projeto Escolinha Itinerante de Trânsito mostrou aos pequenos que consciência no trânsito é importante. A gincana coordenada pelas catequistas da arquidiocese além de entreter a criançada promoveu brincadeiras que integraram pais e filhos. A Brigada Militar, através de sua Cavalaria foi parceira na realização do evento e disponibilizou cavalos para as crianças passearem. Também aconteceu a apresentação de cães adestrados que encantou as crianças.

Os aspectos religiosos foram contemplados na Tenda das Virtudes e na Tenda dos Santos, onde foi possível confeccionar dezenas para orações e rosas para oferecer a Padroeira do Brasil. Virtudes como paciência e equilíbrio foram ensinados através de brincadeiras. Diversas fantasias de santos foram colocadas à disposição das famílias e assim muitas crianças conheceram um pouco mais sobre a vida dos santos católicos.

Como atrações artísticas brindaram o evento a Banda da Brigada Militar e o Grupo Tamborico, do Centro Social Vicente Pallotti.

A programação contemplou ainda momentos de muita descontração e lazer durante o piquenique e também dos espaços do Parque da Medianeira com água quente e erva-mate que foram disponibilizados pela organização da Romaria.

A atividade encerrou com a Consagração das Crianças à Nossa Senhora e bênçãos às crianças e seus familiares.

Para Manuela, 13 anos, catequisanda na Paróquia São João Evangelista, em Santa Maria foi um dia muito especial e cheio de coisas pela primeira vez. "Eu nunca tinha andado a cavalo e nem visto os cachorros adestrados de perto, foi incrível." – afirmou a adolescente.

Da paróquia São Vicente de Paulo, em Vila Nova do Sul estava o Pedro Morais, de 10 anos, que veio acompanhado de sua família. "Foi um dia das crianças muito bom. Pude brincar bastante com meus amigos, ficar com a minha família e aproveitei para comer e me divertir." – contou Pedro, alegremente.

Na avaliação dos organizadores a atividade foi um sucesso e superou todas as expectativas. Muitas pessoas de diversas pastorais, movimentos, comunidades de fé e serviços assumiram as diversas frentes de atrações. "A união de diversas frentes nos mostrou como trabalhar em família, a arquidiocese se reuniu e virou uma grande família, a Romaria serviu para estivéssemos a serviço uns dos outros". - Declarou Rosangela Lovatto, uma das integrantes da comissão organizadora do evento.


O padre Fábio Junior Battistela analisou a Romaria das Famílias como um evento marcante para a arquidiocese e que ficará na memória de quem foi ao Parque da Medianeira. “Este dia foi memorável, momento para fortalecermos a nossa fé através da celebração eucarística, pela consagração das crianças à Nossa Senhora, pelos momentos de lazer e por encontrar os amigos e conhecidos. Somos e formamos a grande família de Deus e a 1ª Romaria significou isso, um verdadeiro encontro da grande família de Deus. Somos muito gratos – conclui o padre referencial para Vida e Família na Arquidiocese.


Confira outras fotos do evento aqui: https://flic.kr/s/aHBqjAaWde








bottom of page