Buscar

Representantes da Arquidiocese de Santa Maria participaram do Seminário Regional de Liturgia.



Nos dias 24 a 26 de junho, aconteceu, em Veranópolis, o Seminário Regional de Liturgia, promovido pelo Regional Sul 3, da CNBB. O tema é desafiador e chega ao coração da vida litúrgica: “Rito e Ritualidade: desafios em tempos de espetacularização da Liturgia”. Participamos em tempo integral e saímos encantados pelo tema. A organização esteve aos cuidados da Coordenação Regional da Liturgia.


O primeiro assessor foi Pe. Marlon Ramos Lopes, da Diocese de Osório, com o tema “Rito e Ritualidade: harmonia das linguagens rituais em vista da participação ativa, em contraposição à assistência do espetáculo”. Depois, o Pe. Gustavo Haas, da Arquidiocese de Porto Alegre, trabalhou na sequência do tema, e Ir. Ângela Soldera: “Liturgia e Eclesiologia a partir da Sacrosanctum Concilium”.


Durante os trabalhos, foi muito importante o tempo dedicado às vivências rituais através de recortes do Rito celebrado que, depois de fazer e refazer, adentrávamos no âmago do Mistério escondido nas ações litúrgicas celebradas pelos ministros e pela assembleia. E, não sem sentimento, víamos o quanto ainda temos a crescer e caminhar por este itinerário litúrgico ainda vivido, hoje, do eco recebido, servido e amado.


O grupo da Arquidiocese de Santa Maria foi formado pelos padres Enio Rigo e Alcione Carvalho, pelo seminarista Maicon Marion, e os leigos Dirlei Maria Horn, da Basílica Medianeira e Patrick Scolari, de Três Mártires, Ivorá.


Colaboração: Pe. Enio Rigo

Fotos: Maicon Marion