Buscar

Paróquia Santíssima Trindade promoveu Peregrinação com Nossa Senhora de Lourdes.

Atualizado: 8 de fev.



A Paróquia Santíssima Trindade realizou atividades alusivas a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município de Nova Palma. As ações iniciaram no dia 12 de janeiro com uma peregrinação que passou pelas comunidades Nossa Senhora da Saúde, Habitar Brasil, Nossa Senhora do Caravaggio, Linha Duas, Linha Três, Vila Cruz, Pinhalzinho, Caemborá, Bugre, Felisberta, Gramado, Comércio, Novo Paraíso, Linha Base, Linha Um, Salete, Rincão Santo Inácio. No mês de fevereiro as localidades visitadas foram Bom Retiro, Rincão Santo Antônio, Rincão dos Fréos e Linha Soturno.


A ação, realizada há muitos anos, promove a integração das comunidades, pois a imagem é levada de uma comunidade para a outra pelos seus integrantes. Paralelamente à Peregrinação aconteceu a Novena na Gruta, com oração do Terço, diariamente às 19 horas.


No dia 6 de fevereiro, às 10 horas, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi realizada uma celebração eucarística, presidida pelo padre Junior Lago e concelebrada pelos padres Flavio Somavilla, Saulo Faccin e diácono Hermes Bertoldo. Estiveram presentes representações de todas as comunidades e de paróquias vizinhas. Também foram inauguradas as obras realizadas no local que incluem a reforma da estrutura e a construção de banheiros.


A homilia do pe. Junior nos trouxe a reflexão sobre Maria como modelo no seguimento de Jesus: “Quem entra na escola de Maria sai graduado em Jesus, quem entra de escola de Jesus sai graduado em amor ao próximo” disse o sacerdote.


Após a celebração aconteceu um almoço, no sistema pague e leve, no salão paroquial. O cardápio foi composto por churrasco, galeto e risoto.


Sobre a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes – o local é um atrativo natural, localizado na Linha Rigon (saída de Nova Palma em direção a Pinhal Grande), foi construída em 1942, basicamente com rochas basálticas irregulares sobrepostas umas sobre as outras formando uma grande parede em forma de triângulo para proteger a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. A estrutura apresenta uma esplanada junto à gruta, além de mesas e bancos. Chama atenção também a quantidade, próxima a duas centenas, de placas ali fixadas por pessoas devotas, da cidade, do estado e mesmo fora deste, agradecendo graças alcançadas. Junto à gruta encontra-se também a imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira de Nova Palma desde 1960, ano da fundação do município.




Fotos: Seminarista Maicon Marion