Buscar

Paróquia São Pedro, em Arroio Grande, recebe novos administrador e vigário.



Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria, presidiu a celebração Eucarística que registrou a posse canônica do Pe. Rodrigo Cabreira como administrador paroquial e o Pe. Marcelo Ramos como vigário na Paróquia São Pedro, em Arroio Grande. A cerimônia ocorrida às 19 horas, do dia 5 de março, com participação da comunidade do distrito.

O ato litúrgico, que segue o Pontifical Romano, também contou com a participação de fiéis de Silveira Martins e Seminaristas da Diocese de Cachoeira do Sul. Os presentes acompanharam a leitura da Provisão, realizada pela senhora Suzete Maria Deprá e testemunharam a Renovação das promessas sacerdotais, proferidas pelo padre empossado e a entrega das chaves da igreja, feita pelo arcebispo. Após receber o Evangelho, Pe. Rodrigo fez o Anúncio do Evangelho do dia (Lc 4,1-13).

Durante o Sermão, Dom Leomar explicou a organização da paróquia e agradeceu a disponibilidade dos padres para atender a uma comunidade viva. Solicitou que sejam reforçadas as orações pela paz. “Uma menina foi presa, atrás das grades, por pedir paz. Esta menina ficará traumatizada para sempre.” E continuou explicando que durante o período da Quaresma três vacinas são necessárias: “Oração, rezem mais, pela paz no mundo. Jejum – de palavras, pensamentos e ações. O jejum que agrada a Deus é o que nos humaniza e a esmola, dar esmola não é dar o que te pedem e sim o que o outro precisa.” E finalizou coma repetição do que Jesus disse a São Pedro “Não tenhas medo” – Não desaminem, se Deus é por nós; quem será contra nós.”


Também dentro do rito, aconteceu a entrega da Pia Batismal, do Confessionário e do Sacrário realizadas por Dom Leomar. O Rito de Posse foi finalizado com a leitura da ata e as manifestações da comunidade e dos padres.

Silvana Pontelli Cecchin representou a comunidade e ofereceu o apoio e disponibilidade de todos para colaborar na manutenção da paróquia.

Em seu pronunciamento o novo pároco falou da sua expectativa e o seu desejo de fomentar e avançar a formação permanente. “Confiemos na intercessão da Virgem Maria e de São Pedro, nosso padroeiro.” Concluiu o padre Rodrigo.

O padre Marcelo recordou que desde que chegou em Santa maria se colocou a disposição para servir ao presbitério. Com seu lema “Acolher, ouvir e amar” agradeceu a todos que já passaram pela paróquia e finalizou: “Temos que arar o solo e preparar para os que virão. Sou feliz por estar aqui e conto com as orações de vocês.”