Buscar

Paróquia de Dona Francisca celebra a posse de Laurindo Zeni, SAC como novo pároco.




No dia 4 de março de 2022, às 19 horas, a comunidade de Dona Francisca presenciou a Celebração Eucarística onde foi dada posse como pároco ao Padre palotino Laurindo Zeni. Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria, presidiu a celebração que contou com a presença do padre Nereu Borin, que atua como vigário paroquial, do vice-provincial dos palotinos pe. Alison Valduga, do pe. Fábio Batistella, referencial para vida e família na arquidiocese, do pe. Francisco de São João do Polêsine, do Pe. Flavio Somavilla e diácono Hermes Bertoldo, de Nova Palma.


A comunidade presenciou um rito de posse canônica dentro dos preceitos do pontifical romano. Com a leitura da Provisão do novo pároco, a Renovação das promessas sacerdotais, proferidas pelo padre empossado e a entrega das chaves da igreja, feita pelo arcebispo. A paróquia São José atende além da Matriz outras 6 comunidades. Dom Leomar reforçou seu apelo: “Peço que a Igreja esteja sempre aberta para as pessoas.”

Na continuidade o presbítero recebeu o Evangeliário e proclamou sua leitura. Aconteceu a entrega da Pia Batismal, do Confessionário e do Sacrário realizadas por Dom Leomar. O Rito de Posse foi finalizado com a leitura da ata.


O arcebispo durante seu sermão recordou que a missão do padre é abrir a Igreja e evangelizar através da Palavra que liberta e salva. E que a Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa. Convocou a todos para rezar pela paz e exercer um jejum que agrade a Deus.

Em nome da comunidade, a senhora Fabiane Schott fez a acolhida ao padre Laurindo e entregou uma cesta como forma de expressão concreta do carinho dos paroquianos.


Durante a cerimônia o pe. Alison fez votos de um bom pastoreio e cuidado espiritual, também desejou uma boa missão. “Unindo dons para trabalhar juntos, que possam caminhar em unidade. Que Deus nos abençoe e nos proteja” concluiu o vice-provincial.


Em sua fala o novo pároco agradeceu a acolhida de expressou seu desejo de cada vez mais ter uma Igreja viva, sinodal e em saída. E com a frase “Venho à disposição de servir a comunidade” finalizou suas colocações.


Fotos: Tita Fotos - Dona Francisca