top of page
Buscar

Padres de Santa Maria participam de Seminário de Iniciação a Vida Cristã em Brasília

Foi finalizado nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, a primeira edição do Seminário de Iniciação a Vida Cristã para presbíteros, realizado pela CNBB Nacional, em Brasília - DF.

Da Arquidiocese de Santa Maria participaram o Arcebispo Dom Leomar Brustolin, que também é presidente da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-catequética da CNBB, juntamente com os padres Cristiano Quatrin, Alcione Carvalho e Junior Lago. Ainda, compondo o Regional Sul III, participaram outros padres de outras dioceses gaúchas.


O seminário abordou a importância da inspiração catecumenal da catequese e sua oportuna aplicação em todas as comunidades católicas do Brasil. De acordo com Pe. Junior Lago, paróco da paróquia Santa Catarina, "foi um momento de aprofundamento e partilha de experiências sobre esse bonito processo de Iniciação à Vida Cristã".


A partir de textos produzidos pelos assessores e membros da Comissão de Animação Bíblico-catequética, o grupo teve a oportunidade de aprofundar os principais elementos de todos os momentos e pessoas que compõem o itinerário catequético numa comunidade.


Na oportunidade, os padres apresentaram as esperanças e desafios em cada aspecto apresentado. O grande fio condutor foi o papel do presbítero dentro do processo da Iniciação à Vida Cristã, desde a importância da leitura orante, passando pelos aspectos teológicos e canônicos das práticas pastorais, até chegar num grande momento celebrativo em que foi celebrado com todos os participantes os ritos das entregas previstas no itinerário catequético da IVC.

O padre Cristiano Quatrin, Reitor do Santuário Basílica Medianeira destacou: "Aquilo que o padre vai presidir em sua paróquia é importante que ele próprio tenha vivenciado de modo celebrativo e não apenas teórico".


É importante ressaltar que o padre é o catequista dos catequistas de sua comunidade. Ele deve estar muito inserido nesse caminho. Desta forma, todos os presentes destacaram que no processo de transmissão da fé às próximas gerações passa eminentemente por uma comunidade catequizada e catequizadora, evangelizada e evangelizadora.


O seminário marcou uma grande esperança no alinhamento da catequese de inspiração catecumenal de todo o Brasil. Para isso, todos os agentes envolvidos precisam estar em sinergia. Para isso a comissão está organizando alguns importantes eventos no próximo ano de 2024:


- IVC para seminaristas (Brasília - DF): 15 a 17 de julho;

- Romaria Nacional de Catequistas (Aparecida - SP): 30 de agosto a 01 de setembro;

- IVC para presbíteros (Itaici - SP): 28 a 30 de outubro.


A Arquidiocese de Santa Maria está fazendo um trabalho muito positivo nesse caminho. Esperamos que cada vez mais sejamos capazes de transmitir aquilo que recebemos, isto é, que sejamos capazes de tornar nossas comunidades lugares de evangelização e encontro com Nosso Senhor Jesus Cristo.




Com informações do Pe. Junior Lago/ArquiSM

bottom of page