Buscar

Padre Dalvino Dalmolin é o novo pároco de Formigueiro



A Paróquia São João Batista, em Formigueiro, celebrou neste domingo, 3 de abril, a posse canônica de seu novo pároco, Padre Dalvino Dalmolin, realizada às 16 horas, durante a Santa Missa. A celebração presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria e concelebrada pelos padres Saulo Faccin e Vilson Venturini, contou com a presença de religiosas da Congregação Imaculado Coração de Maria, além de autoridades municipais e paroquianos de Jaguari e Formigueiro.


O rito de posse começou com a leitura da acolhida ao arcebispo e da provisão do pároco. E continuou com a entrega das chaves da Matriz ao pe. Dalvino. Com o pedido de Arcebispo para que as portas das Igrejas sejam mantidas abertas e que a Igreja seja um local de acolhida. Além da matriz a paróquia conta com outras doze comunidades. A cerimônia seguiu com o recebimento do Evangeliário e proclamação da Palavra pelo pároco empossado.


Durante a homilia, Dom Leomar Antônio, explicou o ritual de posse e seus três eixos de trabalho: Ensinar a Palavra, santificar por meio dos Sacramentos e governar, ou seja, servir cuidando dos doentes, pobres, enlutados e sofredores. E refletiu sobre este tempo de guerra. “Na guerra quem morre primeiro é a verdade, pois a verdade nunca pode ser matar alguém”. Também falou sobre a caridade e a forma de cuidar dos mais necessitados. A origem do jejum e sua finalidade. “O jejum da Igreja é um jejum onde eu me mortifico para dar vida para os outros, não é dieta, no princípio os cristãos jejuavam e entregavam o que economizavam para a Igreja fazer caridade” Explicou o significado de cada leitura do dia e a importância de se realizar uma catequese bem feita, que ensine o motivo de serem feitas as leituras durante as missas. E deu especial destaque à leitura do Evangelho, que é o tema da Campanha da Fraternidade. E todos os ensinamentos e didática de Jesus. Ao finalizar, disse: “Confie no Senhor, um dia iremos morrer, mas seremos salvos porque Deus nos ama...Mantenha a esperança e ajude aos outros, procuremos os outros para a gente se encontrar.”


Após a Profissão de Fé, proferida pelo Pe. Dalvino. E continuou com a entrega da Pia Batismal, do Confessionário e do Sacrário e o juramento do pároco feito com a mão sobre o Evangelho.


Foi realizada a leitura da ata de posse. E o vice-prefeito de Jaguari, Lucas Catelan, falou em nome da comunidade de Jaguari e agradeceu ao Padre Dalvino por seu trabalho na cidade. “Suas ações, que foram luzes para nossa cidade, ficarão para sempre registradas”. Também foram dadas as boas-vindas ao novo pároco pelo prefeito de Formigueiro, Jocelvio Gonçalves Cardoso, segundo ele “através da esperança e da fé teremos sucesso, estaremos sempre atentos e à sua disposição...Muito obrigada por todos e por tudo”.


Em sua manifestação, padre Dalvino, agradeceu aos presentes, aos meios de comunicação e aos seus familiares. Agradeceu a Dom Leomar pelo desafio de uma nova paróquia. Falou sobre o processo sinodal e indicou que iniciará um novo processo catequético na paróquia. “Povo de Formigueiro que me acolheu de braços abertos, vamos caminhar juntos neste processo catequético de aprendizagem. Este é o meu desafio”




Fotos: Paróquia São João Batista | Formigueiro