No Sábado Santo acontece a Vigília Pascal, que é uma espécie de celebração de véspera, que antecede o Dia de Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. Nesta noite, o povo se reúne na escuridão da Igreja, onde acontece a bênção do fogo novo por meio do acender do Círio Pascal, que traz o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego (Alfa e Ômega), que representam Jesus, o Senhor do Tempo e da História.
A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, quando todos renovam sua fé e confiança no Deus Altíssimo.
Nesta noite, é comum acontecer batismos, como foi o caso na Arquidiocese de Santa Maria. Após terem participado do itinerário formativo em paróquias da nossa Arquidiocese, 9 adultos receberam o batismo na Vigília Pascal, em celebração ocorrida na Catedral Metropolitana de Santa Maria e presidida por Dom Leomar Brustolin neste sábado, 30 de março.
O itinerário catequético para adultos prevê a celebração dos sacramentos da iniciação cristã preferencialmente na Vigília Pascal, inspirando-se na prática catecumenal da Igreja Primitiva. Dom Leomar reafirmou que não há pecado maior do que a Graça, e que Jesus venceu a morte. Animou também os adultos a completarem sua iniciação cristã, buscando os catequistas das paróquias.
A Vigília Pascal transforma a noite mais clara que o dia, e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte. A Ressurreição de Jesus torna o Sábado Santo uma Noite de Luz!
No próximo domingo, 7 de abril, mais 60 catequizandos adultos receberão pela primeira vez a Eucaristia e o sacramento da Crisma, na Basílica Medianeira às 16h.
Fotos: Pascom/Catedral Metropolitana
Comments