top of page
Buscar

Nossa Senhora Medianeira é coroada e recebe o título de Rainha do Povo Gaúcho


No dia 15 de agosto de 2024, no Santuário Basílica da Medianeira, em Santa Maria, ocorreu a Coroação da Rainha do Povo Gaúcho.


Este momento histórico marcou a Bem-Aventurada Virgem Maria Medianeira de Todas as Graças, que recebeu a Coroa em sua imagem datada de 1930, oficializando o título concedido por Decreto do Dicastério para o Culto Divino.


A cerimônia reuniu mais de 2.000 pessoas, entre fiéis, autoridades e membros do Clero, vindos de diversas cidades e Dioceses do Rio Grande do Sul, todos com o intuito de prestigiar a Coroação de Nossa Senhora Medianeir, além dos milhares de acompanhamentos nas transmissões ao vivo pelas redes sociais, YouTube e os canais de televisão da Canção Nova. Presidida por Dom Leomar Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, a celebração contou com a presença de Bispos e Arcebispos das demais (Arqui)Dioceses do estado.


Antes de chegar ao seu destino, a Coroa foi introduzida simbolicamente por integrantes do CTG Piá do Sul, de Santa Maria, que a carregaram em um barco de madeira até o altar, vestidos com trajes tradicionais gaúchos. Este ato representou a salvação das enchentes que recentemente atingiram o estado.


Após a chegada ao altar e recebida pelos membros do Clero, a Coroa foi conduzida por todos os (Arce)Bispos até a imagem de Nossa Senhora Medianeira, pintada por Ida Stefani em 1930. Sob as mãos de Dom Leomar Brustolin, a Coroa foi finalmente colocada sobre a imagem, oficializando a Coroação e o título de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho.


A ocasião também foi marcada pela celebração do Jubileu dos 60 anos do Regional Sul 3 da CNBB e os 114 anos das Arquidioceses de Santa Maria e Pelotas e da Diocese de Uruguaiana, onde um hino homenageando os 60 anos foi composto pelo Pe. José Carlos Sala, e cantado durante a cerimônia.






Fotos: Victória Holzbach/Regional Sul 3


Comments


bottom of page