Em memória do Papa Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022, foram realizadas duas celebrações em sufrágio, organizadas pela Arquidiocese de Santa Maria, nos dias 04 e 05 de janeiro de 2023. Na quarta-feira (04), a Santa Missa foi realizada na Basílica de Nossa Senhora Medianeira às 18h, e hoje, quinta-feira (05) foi na Catedral Metropolitana de Santa Maria, às 12h.
De acordo com o Arcebispo Metropolitano, Dom Leomar Antônio Brustolin, o Papa Bento se distingue excepcionalmente por seus escritos, pois foi um grande estudioso, teólogo e escritor. Em ambas as celebrações religiosas que foram presididas pelo Arcebispo, ele trouxe nas homilias, trechos de livros escritos por Bento, como a encíclica “Deus caritas est”. Neste texto, Ratzinger trata fundamentalmente do amor divino para com o ser humano.
Nas palavras de Dom Leomar: “A morte possibilita o encontro mais importante da nossa existência: conhecer aquele que nos criou. Senhor, nós entregamos em suas mãos a vida do Papa Bento e suplicamos que nós saibamos chegar até o último dia com a lucidez de quem entende que nada é mais importante do que crer em Cristo!”.
Papa Francisco
No funeral, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, em Roma, o Papa Francisco disse na homilia: “Queremos dizer juntos: Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito. Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz!”.
Para Francisco, Bento XVI cultivou a consciência do pastor que não pode carregar sozinho aquilo que, na realidade, nunca poderia sustentar sozinho e, por isso, soube abandonar-se à oração e ao cuidado do povo que lhe está confiado.
Texto: ASCOM/ArquiSM, com informações da Vatican News.
Imagens: ASCOM/ArquiSM
Comments