Centenas de fiéis participaram da missa na Catedral Metropolitana de Santa Maria presidida pelo padre Gerson Gonçalves, antes da procissão. Os jovens chegam à Catedral para buscar a imagem peregrina da Medianeira, por volta das 7h15min.
Antes das primeiras leituras, representantes do Departamento de Cavalgadas Tropeiros do Coração do Rio Grande, pediram autorização para conduzirem a chama, representada pelas velas do altar, até o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, o Enart, que ocorrerá na próxima semana em Santa Cruz Do Sul.
O evangelho do dia traz a reflexão do casamento em Canaã, onde Maria diz a Jesus: "Eles não tem mais vinho". Ele respondeu: "Mãe, minha hora ainda não chegou". Maria fala aos convidados: "Façam o que Ele vos disser".
Partindo desse fato, padre Gerson realizou a seguinte reflexão, "nosso olhar e nosso coração se voltam à Rainha do Povo Gaúcho, nos lembrando que somos filhos de um Pai muito amoroso." O sacerdote ainda continuou: "Maria percebe a angústia do filho. Algo está acontecendo com ele. Mas a Mãe conhece o filho e conhecendo o filho ela fala, faça o que ele vos disser.
Durante a missa, o padre fala que precisamos reaprender a conviver. Que é preciso, como família, sentarmos e conversarmos.
A todo o momento, os fiéis iam ao encontro da imagem de Medianeira, a tocando para agradecer e para que suas preces sejam atendidas. A cena emociona. Os filhos vão ao encontro da Mãe.
Cobertura da Romaria feita em parceria com a Universidade Franciscana (UFN)
Fotos: Guilherme Pregardier / Labfem e divulgação PASCOM
Comments