top of page
Buscar

Missa de imposição das cinzas marca início da Quaresma

A quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da Quaresma, é celebrada pelos católicos com a Missa de Imposição das Cinzas. A data marca o primeiro dia dos 40 que conduzem à Páscoa.

Na Arquidiocese de Santa Maria, os fiéis se reuniram nas paróquias para refletir sobre este tempo. Na Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Dom Leomar Antônio, Arcebispo Metropolitano, conduziu a celebração com Imposição das Cinzas. As cinzas são obtidas através da queima dos ramos do Domingo de Ramos, umedecidas com água benta e oferecidas aos fiéis. A imposição vem acompanhada das frases "Convertei-vos e crede no Evangelho", para que os fiéis façam uma reflexão sobre sua caminhada cristã.

Em sua homilia, Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano, destacou 3 pontos principais que devem ser lembrados durante esses 40 dias que antecedem a Páscoa: jejum, caridade e oração, para ter um coração melhor e viver mais próximo de Cristo. É recomendado aos fiéis que, além da penitência, é preciso exercitar a generosidade. O alimento preservado durante o jejum deve ser doado para quem não tem o que comer.

A Quaresma, que faz referência ao período de 40 dias em que Jesus passou no deserto jejuando até ser crucificado e morto, também é um período de preparação espiritual para a comemoração da Páscoa.

Durante este período, todos os domingos, às 18h, o Arcebispo Metropolitano conduzirá a catequese quaresmal, na Basílica de Nossa Senhora Medianeira. Abaixo, confira os temas e datas dos encontros:

  • 05/03 - Tema: Ir além da aparência

  • 12/03 - Tema: Água para nossa sede

  • 19/03 - Tema: Luz para nossos olhos

  • 26/03 - Tema: Vida para nossa vida

As catequeses quaresmais são feitas durante a missa das 18h de domingo, durante o período da Quaresma. É aberto à todos.

A Quaresma termina no Domingo de Ramos, dando início à Semana Santa, que este ano ocorre a partir do dia 04 de abril.






bottom of page