A abertura oficial da 81° Romaria Estadual da Medianeira ocorreu na tarde desta sexta-feira, 8 de novembro, na Basílica Santuário de Nossa Senhora Medianeira. O momento reuniu autoridades e membros da comunidade religiosa para celebrar o início de um dos maiores eventos de devoção mariana no Rio Grande do Sul. Estavam presentes o arcebispo de Maceió, Dom Carlos Alberto Breis, Irmão Alan, Missionário Redentorista, o vigário geral Padre Cristiano Quatrin, o reitor da Basílica do Pai Eterno de Trindade, em Goiás, padre Marco Aurélio Martins, além do Cônsul da Itália no estado, Valério Caruso.
A celebração que teve como tema “Maria, Mãe da Igreja, intercedei por nós” foi marcada por cânticos, orações e a mensagem do arcebispo metropolitano, que destacou a importância da fé e da esperança em tempos tão difíceis. Dom Leomar fez uma reflexão sobre o significado da romaria e a importância do tema. Para ele, tanto a coroação quanto a romaria têm em comum a palavra “esperança”. “E esperança no sentido de que está na hora de nós sermos realistas, mas confiar naquele que nos criou”, destaca o arcebispo.
A irmã Iraní Rupolo, reitora da Universidade Franciscana, instituição que tem sido uma das principais parceiras da arquediocese, comentou sobre o significado desse evento para a cidade e para a devoção: “A Romaria da Medianeira já vem acontecendo regularmente há 80 anos. Agora, na 81ª edição, podemos ver o quanto o povo gaúcho, especialmente de Santa Maria e região, se dedica a este ato de fé". A reitora acredita que, ao adotar a imagem da Nossa Senhora da Medianeira como Rainha, a romaria ganhara ainda mais força, tanto em termos de espiritualidade quanto de presença popular. “A devoção à Medianeira como Rainha vai atrair mais a fé, a devoção e a espiritualidade do povo gaúcho. É um movimento que tende a crescer, a se expandir", afirma.
Após a missa, ocorreu um jantar italiano com a presença do Cônsul. No sábado a programação continua com início às seis horas da manhã com a Missa na Basílica seguida da Rústica da Medianeira. Para conferir a programação completa acesse o Instagram da Arquidiocese de Santa Maria, clicando aqui.
Cobertura da Romaria feita em parceria com a Universidade Franciscana (UFN)
Fotos: Michélli Silveira/LABFEM
Comments