top of page
Buscar

Missa da Unidade reúne padres da Arquidiocese de Santa Maria

Na manhã desta quarta-feira, 06 de abril, o clero da Arquidiocese de Santa Maria se reuniu na Catedral Metropolitana de Santa Maria para a Missa da Unidade, onde ocorre a bênção dos Santos Óleos e Consagração do Crisma. Após a bênção de Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, os óleos foram entregues para os padres, que os levam para suas paróquias para que sejam utilizados nas cerimônias sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

Entenda o significado de cada óleo:


Óleo do Crisma: uma mistura de óleo e bálsamo, significa plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Crisma, no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus.


Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças. O óleo é utilizado antes do rito da água e significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno. Sua cor é vermelha.


Óleo dos Enfermos: é usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Ainda, nesta celebração, os padres fizeram a renovação de suas promessas sacerdotais. Juntos do Arcebispo, eles renovam suas promessas, que foram proferidas no dia da ordenação sacerdotal. Isso acontece pois, tanto os bispos como os padres foram consagrados a Cristo sacerdote, e por isso na ordenação receberam a unção do Espírito Santo por meio do óleo do Crisma. Ambos, pela ordenação sacerdotal, se tornaram participantes do único sacerdócio de Cristo.






Comments


bottom of page