top of page
Buscar

Missa celebrada por Arcebispo anuncia Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho


No dia 31 de maio, a Basílica de Nossa Senhora Medianeira recebeu a missa solene presidida por Dom Leomar Brustolin, celebrando a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel.


Além da celebração, Dom Leomar estava visivelmente feliz ao anunciar um importante comunicado: a Arquidiocese de Santa Maria e o Regional Sul 3 da CNBB receberam do Dicastério do Culto Divino o Decreto de Consagração do Estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, declarando-a como Rainha do Povo Gaúcho.


Este título, que não modifica São Pedro como Padroeiro do Estado, propõe a Coroação Pontifícia da imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, Medianeira de Todas as Graças, para ser invocada como "Rainha do Povo Gaúcho". Dom Leomar ressaltou que, especialmente neste tempo de provação devido às recentes catástrofes das chuvas, essa Coroação Pontifícia serve para fortalecer a espiritualidade mariana em todo o Estado e renovar a esperança para a reconstrução da vida.


A cerimônia de coroação será realizada no próximo dia 15 de agosto, durante a Solenidade da Assunção e no aniversário da Basílica, às 19 horas, em Santa Maria.


A homilia de Dom Leomar destacou a importância da visitação de Maria a Isabel. Ele enfatizou que visitar alguém é um dom especial, uma presença que traz transformação e cura, como ocorreu com Isabel, que foi profundamente tocada pelas palavras de Maria. Esta visita foi um momento de grande consolo e espiritualidade, refletido nas palavras que Isabel pronunciou e que hoje recitamos na Ave-Maria: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.


Além da comemoração da Visitação de Nossa Senhora, celebramos também o Dia de Nossa Senhora Medianeira. Dom Leomar instituiu que, a partir de agora, haverá uma novena anual em honra a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças durante o mês de maio, culminando no dia 31 de maio, que ficará marcado na nossa história.


O ponto alto da celebração foi a presença de Jesus na Eucaristia, que renovou a fé e a esperança dos fiéis presentes. Outro momento marcante foi a entrega de flores pelas crianças coroinhas, que juntamente com Dom Leomar, entoaram cânticos em homenagem a Nossa Senhora Medianeira, pedindo sua proteção para Santa Maria e para todo o Rio Grande do Sul.


Após a missa, uma confraternização foi realizada com todos os presentes, encerrando a noite de forma alegre e comunitária.


Que a Virgem Maria, Rainha do Povo Gaúcho, continue sendo refúgio e consolação para todos nós.




Fotos: Arquidiocese de Santa Maria

Comments


bottom of page