Neste domingo, 29 de outubro, mais de 950 pessoas participaram do 2ª dia da Trezena Móvel preparatória para a 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira. O encontro dos devotos e devotas com a Virgem Maria foi na Capela São José, acolhendo o povo de Deus que compõe a Área Missionária Nossa Senhora Guadalupe e, também, de outros bairros de Santa Maria e da região.
Próximo das 20h, momento que deu-se início a celebração eucarística, a imagem da Mãe Peregrina foi recebida com muitas palmas e pelo canto do Hino à Medianeira da Graça. No lado de fora da Capela, que estava repleta de fiéis, as pessoas já tocavam no quadro para agradecer e fazer seus pedidos.
Carregada pelos tradicionais guardiões, a Imagem entrou na pequena Capela que nesta noite se tornou enorme, devido à devoção de todos os presentes. Com alegria, crianças, jovens, adultos e idosos balançavam as bandeirinhas azuis e brancas, louvando a Mãe.
O grande público também foi acolhido no salão anexo à Capela, onde foi transmitida toda a celebração por meio de um telão. Com ambos os locais lotados, as pessoas acompanhavam a celebração pelo lado de fora, no pátio, ouvindo atentos ao rádio, pelo Sistema Medianeira de Rádios, e/ou assistindo a transmissão ao vivo nas redes sociais da Arquidiocese de Santa Maria e da Basílica da Medianeira.
Durante a homilia, Dom Leomar Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, deu sequência à sua fala do dia anterior, recordando o Ano Vocacional e instigando que todos rezassem e refletissem com a Imaculada a esperança em um futuro feliz.
"A maioria de nós está anestesiado, distraído com a correria do cotidiano e, quando vê, se perdeu. Alguns são consumidos pela apatia, consumismo e superficialidade, vivem somente o presente e não pensam no amanhã. Somos chamados a abraçar as coisas que são eternas. Mesmo que estejamos perdendo as forças e a saúde ficando debilitada, não estamos indo para o fim, estamos indo em direção ao grande começo, pois a ressureição é o grande milagre, vamos em direção ao amor, vamos para os braços de Jesus Cristo", ressaltou.
Dom Leomar ainda recordou e compartilhou um pensamento de Santo Agostinho que diz: A esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. A filha indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão. E a filha coragem nos ensina a mudá-las. E finalizou o arcebispo: "Tenhamos indignação pelo que vemos acontecendo no dia a dia, e coragem para transformar isso tudo que nos indigna. Assim vamos pelo caminho da esperança".
Após a bênção final, todos foram convidados a se posicionar em frente à Capela São José junto da Medianeira da Graça para o Lucernário e orações. Sob o céu estrelado e banhados pela luz da lua, as velas foram acessas pelo fogo do círio e todos puderam saudar a Virgem Maria, demonstrando seu amor e devoção.
Trezena Penitencial:
-> De 28/10 até 9/11, à 6h15min da manhã, na Basílica da Medianeira.
Inauguração do Novo Presbitério da Basílica:
-> Dia 04/11 às 6h da manhã.
Programação Trezena Móvel:
28/10 - Paróquia Nossa Senhora da Glória - Bairro Camobi
29/10 - Capela São José - Área Missionária Guadalupe - Bairro São José
30/10 - Paróquia Nossa Senhora das Dores - Bairro Nossa Senhora das Dores
31/10 - Paróquia São João Evangelista - Colégio Marista Santa Marta - Bairro Santa Marta
01/11 - Paróquia Santo Antônio - Bairro Patronato
02/11 - Paróquia São José do Patrocínio - Bairro Salgado Filho
03/11 - Paróquia da Ressureição - Bairro Nossa Senhora de Lourdes
04/11 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bairro Tancredo Neves
05/11 - Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim - Bairro Bom Fim
06/11 - Capela São Francisco de Assis/UFN - Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Bairro Rosário
07/11 - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Bairro Nossa Senhora de Fátima
08/11 - Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Bairro Perpétuo Socorro
09/11 - Paróquia Santa Catarina - Bairro Itararé
Fotos: Carolina Teixeira / ArquiSM
Comments