Buscar

Livro resgata histórica presença jesuítica em Santa Maria/RS

Pesquisas abordam a inauguração do Santuário-Basílica Nossa Senhora Medianeira, Basílica dedicada à Medianeira de Todas as Graças.



O padre e escritor Inácio Spohr, SJ, lançará no próximo domingo, dia 27 de novembro de 2022, o livro Coleção História das Casas - Um resgate Histórico dos jesuítas no Sul do Brasil: Seminário São José e Santuário Medianeira - Santa Maria/RS. O 25º volume da coleção, sob a forma de breves crônicas, traz uma visão histórica da atuação dos jesuítas e, em especial, sobre o surgimento da devoção à Nossa Senhora Medianeira e o envolvimento dos seminaristas na organização e das primeiras romarias e seu desenvolvimento subsequente. Tanto o Seminário quanto o Santuário estiveram interligados por dezenas de anos, com a administração da Ordem Religiosa enquanto uma comunidade única dedicada a valores como a espiritualidade.

O minucioso levantamento, feito por meio de diferentes documentos, está dividido em três eixos: o Seminário para a formação do clero, de 1926 a 1965, a curadoria do Santuário Medianeira, de 1942 a 1971 e a Paróquia Medianeira, de 1971 a 1990.

Entre os dados apurados, está a realização da primeira Romaria Diocesana a Nossa Senhora Medianeira, em 1930. Recentemente, a tradicional procissão, que é considerada a maior do Estado, retomou o formato presencial, atraindo centenas de milhares de fiéis nos dias 5 e 6 de novembro. Além disso, a basílica, é uma das primeiras do Rio Grande do Sul reconhecida oficialmente como basílica pelo Vaticano.

SERVIÇO:

  • Lançamento e sessão de autógrafos: Coleção História das Casas - Um resgate Histórico dos jesuítas no Sul do Brasil: Seminário São José e Santuário Medianeira - Santa Maria/RS. Autor: P. Inácio Spohr, SJ.

  • Dia: 27/11, domingo.

  • Horário: missa às 18h e sessão de autógrafos

  • Local: Santuário-Basílica Nossa Sra. Medianeira. Endereço: Avenida Nossa Sra. Medianeira, 631 - Santa Maria – RS.

Sobre a coleção

Lançada em 2014, a coleção História das casas: um resgate histórico dos jesuítas no Sul do Brasil, traz um relato detalhado de memórias das obras jesuíticas na antiga Província do Brasil Meridional. A Ordem, reconhecida no mundo por seu trabalho missionário e por sua atuação nas áreas educacional, busca contribuir ainda com iniciativas de ordem intelectual e social. Os volumes contemplam as cidades gaúchas de São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Cerro Largo, Alto Feliz, Tupandi, Novo Hamburgo, Pareci Novo (dois volumes), São José do Hortêncio, Dois Irmãos, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, São Leopoldo (quatro volumes), Ivoti, Montenegro, Estrela, Lajeado, Nova Petrópolis, Gravataí e Santa Cruz do Sul; Itapiranga e Nova Trento, em Santa Catarina. A coleção está à venda na Livraria Padre Réus em Porto Alegre.