As peças de valor histórico foram criadas pelos alunos do ofício de carpintaria para a Capela dedicada a São José no Colégio de Artes e Ofícios Hugo Taylor.
Dentre a as comemorações dos 30 anos da construção do Instituto Magnificat, os legionários realizaram uma campanha de restauro da Capela do Instituto, dedicada à Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa. Os bancos usados até então na sede da Legião de Maria, contam parte da história da cidade e apesar da ação do tempo, estavam em total condição de uso.
Os mesmos foram oferecidos ao Frei Gilberto da Luz OCD, Pároco da Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim, para que os mesmos fossem destinados para alguma comunidade que necessitasse, já que os Frades Carmelitas auxiliam a Legião de Maria com a Celebração de Missas, assistências nos encontros e retiros, bem como na animação dos grupos legionários, que são todos paroquiais.
As Comunidades Santa Teresinha e São João da Cruz, pertencentes à comunidade do Bom Fim, após a construção de suas novas capelas ainda não dispunham de bancos, utilizando-se de cadeiras em plástico para os fiéis sentarem. Na manhã de sábado, cada uma das comunidades recebeu 8 bancos.
“A Paróquia do Bom Fim agradece a generosidade da Legião de Maria, que ajudou a deixar nossas comunidades com maior identidade de Igreja. Agradecemos também, ao pessoal da comunidade que se mobilizou a buscar os bancos” agradeceu o Frei Gilberto Luz, OCD.
“Ficamos felizes em contribuir, com um gesto tão simples, para a ambientação do espaço litúrgico das comunidades e recordar a função a Legião de Maria: “servir a paróquia”, sendo um organismo eclesial e missionário por meio de seu apostolado discreto” – comentou Jean Durigon – Presidente da Legião de Maria.
A origem dos bancos
A história da Capela da Legião de Maria entrelaça-se com a história de um dos patrimônios da cidade de Santa Maria, o extinto Colégio de Artes e Ofícios Hugo Taylor (atualmente hipermercado Carrefour), situado na Av. Rio Branco, esquina com Rua dos Andradas.
Neste colégio havia uma Capela dedicada a São José, e a própria escola confeccionou os móveis para esta capela, pois uma das áreas de ensino era o ofício da carpintaria.
Ao encerrar suas atividades como escola, encerrou-se também a capela escolar, e no ano de 1992, por mediação do Padre Francisco Mascarenhas, os bancos da extinta capela foram doados à Legião de Maria.
Sobre a Legião de Maria
A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus.
Foi fundada em Santa Maria em 07/09/1967, completa neste ano 55 anos de atuação apostólica na cidade e na Arquidiocese de Santa Maria. Juntamente a esta data significativa, o ano de 2022 marca os 30 anos da construção e dedicação de sua sede, o Instituto Magnificat, nome sugerido por Dom José Ivo Lorscheiter.
Reuniões da Legião de Maria:
Catedral Metropolitana Imaculada Conceição
Terça Feira às 16h
Paróquia Nossa Senhora das Dores - Matriz
Adulto - Quarta Feira às 16h30
Juvenil - Quarta Feira às 19h
Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim
Terça Feira às 15h
Capela Santa Rita - Terça Feira às 15h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Matriz
Quarta Feira às 15h
Paróquia da Ressurreição - Santuário N. Sra de Lourdes
Sexta Feira 15h
Santuário Basílica da Medianeira - Matriz
Quarta Feira às 19h
Capela N. Sra. Medianeira
Sexta Feira às 17h
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Quarta Feira às 16h
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Matriz
Terça Feira 18h
Instituto Magnificat - Sede da Legião de Maria
Adulto - Segunda Feira 15h
Grupo de Casais - Terça Feira 19h
Email senatusrs@gmail.com
Redes Sociais:
facebook Senatus SM
Instagram Senatus SM
Colaboração: PASCOM Paróquia do Bom Fim e Legião de Maria
Foto: Cleci Speroni Magnabosco
Comments