top of page
Buscar

Juventude no Ano Vocacional



O jovem que interrogou Jesus no relato dos Evangelhos (Mateus 19,16-22; Marcos 10,17-22; Lucas 18,18-23), numa palavra, estava perguntando sobre sua vocação. Ele deseja entender qual é a sua vocação, qual é a sua tarefa, aonde ele devia empregar os anos de sua vida.

A juventude é precisamente o tempo das escolhas. Mas também é tempo de incertezas e angústias sobre o futuro. Poderíamos até dizer de três marcas da juventude na atualidade: “medo de sobrar, por causa do desemprego; o medo de morrer precocemente, por causa da violência; e a vida em um mundo conectado, por causa da internet”[1].

Com certeza, Cristo tem uma palavra para os jovens. Ele o disse ao jovem da Bíblia e o diz a cada um de nós: “vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me” (Mc 19,21). Em outras palavras, Jesus diz: ‘amigo, eu te convido a ousar fazer diferente de tudo o que tu possas pensar! Te convido a ir contra a corrente! A sonhar algo inimaginável! A maravilha da vida é compreender que é mais importante amar, do que ser amado; compreender, do que ser compreendido... Porque é justamente quando tomas tua vida nas mãos e te decide em fazer diferente é que, então, ela encontra o sentido e o sabor da liberdade que conquistei para ti’.

Alguém poderá dizer que “os jovens estão ausentes da vida eclesial, sobretudo os de nível social e escolaridade mais elevada”[2]. Para responder a essa constatação se faz necessário abrir as portas das nossas paróquias aos jovens, dar-lhes o protagonismo e o auxílio que precisam para assumirem tarefas importantes na vida comunitária. O jovem quer ser agente e não somente paciente.

Por outro lado, é urgente também apresentar missionariamente a verdadeira face da Igreja à juventude trabalhando especialmente a relação fé e razão, sobretudo nos ambientes educacionais.

A Igreja precisa dos jovens e os jovens precisam da Igreja. Para encontrar anunciar a beleza tão antiga e tão nova na linguagem de hoje e para experimentar a plenitude da vida humana repleta da graça divina. Numa palavra, “na origem de toda genuína vocação está um encontro decisivo com o Senhor, pois não basta ser informado do que outros dizem, mas é preciso encontrá-lo e vislumbrá-lo nos caminhos da História”[3].

Jovem, participe da vida da tua comunidade! Vista essa camiseta! As portas estão abertas pra ti, Cristo te chama!


Padre Junior Lago

Referencial para Juventude



[1] Evangelização da Juventude. Desafios e perspectivas pastorais. Doc. 85, n. 34. [2] Idem, n. 67. [3] Subsídio para Jovens. Ano Vocacional 2023. p. 25.


 

Atividades arquidiocesanas para a juventude da ArquiSM


JMJ em Santa Maria


Quando? Dias 05 e 06 de agosto. Início às 21h.

Onde? Início no Santuário de Schoenstatt e término na Basílica da Medianeira.


Missa com os jovens


Quando? Todo terceiro domingo do mês, às 18 horas.

Onde? Santuário Basílica da Medianeira.


Fé & Café


Quando? Toda primeira quarta feira do mês, às 17 horas.

Onde? Sala 108 do prédio 16. Conjunto 3. Universidade Franciscana - UFN.


Komentarze


bottom of page