top of page
Buscar

Jornada Pedagógica: Palestrantes convidados debaterão o Pacto Educativo Global

Atualizado: 19 de jul. de 2022

As inscrições para a 1ª Jornada Pedagógica do RS se estendem até esta sexta-feira (15).


O Canal do YouTube da CNBB Sul 3 transmite na próxima semana, de 19 a 21 de julho, a 1ª Jornada Pedagógica do RS, promovida pela Comissão Episcopal para a Cultura e Educação do Regional Sul 3.

A Jornada apresenta para a reflexão o tema Pacto Educativo Global: possibilidades e pretende compreender o Pacto na perspectiva da escuta do discernimento e da ação à luz das palavras do Papa Francisco e da Campanha da Fraternidade de 2022, cujo tema foi Fraternidade e Educação.

A inscrição para participar desta 1ª Jornada Pedagógica é gratuita e deve ser feita no link https://forms.gle/XnzwwjxDtniz3L4X6 para fins de obtenção de certificado. Quem não desejar o documento, pode apenas assistir diretamente pelo Canal do YouTube da CNBB Sul 3 (https://www.youtube.com/c/RegionalSul3daCNBB) , sempre às 20h.


Programação e Assessores

Durante os dias da Jornada Pedagógica serão trabalhados três aspectos: a escuta, o discernimento e a ação, com o apoio de seis assessores. Confira a seguir a programação de cada noite e uma breve apresentação de cada convidado:


19/07 – Escutar os apelos educacionais através de uma pedagogia da Escuta.


Prof. Dr. Moisés Sbardelotto: Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio doutoral na Università di Roma La Sapienza, na Itália. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto I da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Escritor, tradutor e consultor em Comunicação para diversos órgãos e instituições civis e religiosos, é coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB), membro do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect/PUC Minas) e colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) desde 2008. É autor de Comunicar a fé: por quê? Para quê? Com quem? (Vozes, 2020), E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital (Paulinas, 2017) e de E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet (Santuário, 2012).


Profª. Dr. Hildegard Jung: Doutora em Educação pela Universidade La Salle – Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI – Campus Frederico Westphalen (2015), Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade (2020), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2011), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, coordenadora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica, Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem, protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículo disruptivo e políticas públicas educacionais. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos – Unilasalle. Membro do Conselho Científico de Pesquisa e Extensão (CCPE) da Unilasalle. Membro do Conselho Municipal de Educação do município de Canoas, RS (2019-2023).


20/07 – Quais os discernimentos através da escuta da realidade iluminada pelo Pacto Educativo Global.


Dom João Justino: Arcebispo de Goiânia, presidente da Comissão de Educação e Cultura da CNBB. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1988), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio (1992), mestrado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1997) e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2003). Atualmente é membro do Grupo de Peritos que assessora a Comissão de Doutrina da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor titular do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Eclesiologia e Pneumatologia, atuando principalmente com os seguintes conteúdos: Vaticano II, ministérios, ecumenismo, sacramentos, formação presbiteral.


Prof. Me. Ricardo Mariz: Doutor em Sociologia, Mestre em Educação e Pedagogo. Coordenador da Área de Missão e Gestão da UMBRASIL. Coordenador da Pesquisa Cartografias dos territórios de aprendizagem – CNPQ/UCB. Membro do Grupo de Pesquisa Sociologia Clínica – CNPQ/UnB. Idealizador do Canal Esquina do Pensamento e Conselheiro do Movimento de Educação da Base da CNBB. Atuou na docência e gestão da educação básica, foi Pró-Reitor de Graduação, Pró-Reitor de Extensão e Reitor “pro tempore” da Universidade Católica de Brasília. Foi membro da Comissão de Justiça e Paz de Brasília e vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação do Brasil. Autor de artigos e livros sobre educação.


21/07 – A partir da Escuta e do Discernimento do Pacto Educativo Global e da CF 2022, o que podemos propor para a realidade educacional que se apresenta?


Prof. Dr. Adriana Kampff: Possui Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestrado em Ciência da Computação também pela UFRGS (1999) e Graduação em Informática – Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). É Professora Adjunta da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Atuou como Diretora de Graduação, de 2018 a 2020, e como Diretora de Relacionamento Comunitário, em 2017. Foi Professora Assistente II da Unisinos, colaborando no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, de 2013 a 2017, além de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de EAD, de 2015 a 2017. Foi Professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil, de 1996 a 2018, lecionando em cursos das áreas de Computação e Licenciaturas, bem como foi Coordenadora de equipes de professores e tutores em práticas de Educação a Distância, entre 2007 e 2010. Colaborou com outras Instituições de Ensino Superior, em cursos de especialização e formação docente. Trabalhou no Colégio Marista Rosário de 1997 a 2017, atuando na área de Tecnologias Educacionais e como Vice-Diretora Educacional. Tem experiência nas áreas de Educação e de Computação, com ênfases em Tecnologia Educacional e em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais digitais, ensino a distância, formação de professores, gestão educacional, gestão da permanência e mineração de dados.


Prof. Dr. Paulo Fossatti: Pesquisador Produtividade CNPq. Doutor em Educação (aprovado com louvor) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2009) e Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve (2011). Possui graduação em Filosofia (1993) e em Psicologia (1997) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS (1999). Especialista em Neurociência do Desenvolvimento Humano pela Unilasalle (2021) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Consultor Ad Hoc do CNPq. Coordenador do Projeto de pesquisa: Gestão das Universidades Brasileiras para a Inovação: cenários, oportunidades e estratégias. É parecerista de Revistas Científicas tais como: RAHIS. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), Revista Diálogo, Revista de Educação ANEC, Vivências, Revista Científica UNIC-TED. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle – RS e Reitor desta Universidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão Educacional nos diferentes contextos. Possui vasta experiência na gestão de instituições da Rede La Salle no Brasil. Presidente da Associação Nacional da Educação Católica (ANEC), no Brasil – Gestão 2014-2016 e Gestão 2018-2020. Em 2016 foi agraciado com a Medalha Pinto Bandeira pela Prefeitura Municipal de Canoas pelos serviços relevantes prestados à comunidade. Em 2017 recebeu o Prêmio Laney Langaro: destaque em Educação. Em 2018 lhe foi concedida a Medalha do Mérito Farroupilha, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e a Comenda Metropolitana, pelo Comando de Policiamento Metropolitano do Estado. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, educação superior, metodologias de ensino, educação na contemporaneidade, práticas educativas e educação de qualidade.


Fonte: CNBB Sul 3

bottom of page