top of page
Buscar

Integrantes da ArquiSM participam do curso Lato Sensu Especialização Pastoral na Igreja em Saída

Alguns integrantes da Arquidiocese de Santa Maria estão participando do primeiro módulo presencial do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização Pastoral na Igreja em Saída, promovido pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Gravataí-RS.


Estão participando do curso os padres Enio José Rigo e José Carlos Hahn, e o diácono Maicon Marion, que seguem o objetivo geral do curso, que é propor novos caminhos para a ação evangelizadora e pastoral da Igreja, num mundo marcado por polarizações, conferindo ao agir eclesial uma perspectiva sinodal e “em saída”. Além deles, outros religiosos de outras dioceses do Estado integram a turma Lato Sensu da Faculdade.


Realizado em três módulos presenciais, o curso ainda conta com aulas online entre um módulo e outro, bem como atividades integradoras. A conclusão se dará em janeiro de 2025.

Veja abaixo o relato dos participantes:


"Em primeiro agradeço a Dom Leomar pela oportunidade deste curso. Vejo que a especialização em 'Pastoral na Igreja em Saída' é uma proposta de formação teológico-pastoral para os agentes deste serviço da Igreja no Brasil, e posterior aplicação de um novo projeto pastoral nas bases, fundamentado na Eclesiologia do Concílio Vaticano II, a luz do Magistério do Papa Francisco na ousadia do Espírito que nos anima a buscar respostas inteligentes a diagnósticos e desafios emergentes deste tempo."

Pe. Enio José Rigo


"Primeiramente quero agradecer a Deus por me proporcionar essa oportunidade, ao DOm Leomar e ao Conselho Provincial pelo incentivo e apoio. Em pleno mês de janeiro, período de férias, não foi fácil tomar a decisão de estudar, porém eu senti que era necessário pois, preciso alargar os horizontes, isto é, visualizar melhor a direção por onde a Igreja está caminhando, sobretudo diante de um mundo em constantes e galopantes mudanças. Vim com a expectativa de conhecer mais a fim de servir melhor!"

Pe. José Carlos Hahn


"A partir do convite de nosso Arcebispo, Dom Leomar, minha primeira expectativa foi continuar aprofundando os estudos no âmbito pastoral para melhor contribuir com as comunidades de nossa Arquidiocese. Também percebo que é uma oportunidade de encontrar meios eficazes de vencer a pastoral de conservação, na qual muitas vezes nos encontramos, indo ao encontro da pastoral em saída, ou seja, missionária, que possa ser capaz de ler os "sinais do tempo" que marcam a vida da sociedade e da Igreja. Agradeço muito à Arquidiocese pela oportunidade de estar participando dessa especialização."

 Diácono Maicon Marion



Com informações de Diác. Maicon Marion

Imagens: arquivo pessoal


bottom of page