top of page
Buscar

Instituto São José sedia Formação de Preparadores ao Batismo

Atualizado: 6 de dez. de 2022

No último sábado, 03, em torno de 300 agentes da Pastoral do Batismo estiveram presentes no Instituto São José, em Santa Maria, para a Formação de Preparadores ao Batismo.


O evento contou com a participação de padres, diáconos, ministros, seminaristas, religiosas e demais agentes de pastoral de todas as comunidades da Arquidiocese de Santa Maria.

A formação teve início com uma oração presidida pela Irmã Elida Debastiani e ganhou sequência com uma fala do Arcebispo Metropolitano Dom Leomar Antônio, o qual comentou sobre o novo modelo pastoral de preparação, realização e acompanhamento da Celebração Batismal, expondo a nova metodologia e fundamentando teológica e pastoralmente o novo processo que será implantado em toda a arquidiocese a partir de março de 2023.

Depois de um momento de levantamento de dúvidas em relação ao tema, o Padre Rodrigo Cabrera comentou a respeito das normas e orientações canônicas da Igreja para a realização do Batismo.

Na sequência foi projetado um vídeo que exemplificou a implantação do novo método por meio do relato do pároco e de agentes pastorais da comunidade de Guajuviras, próxima a cidade de Porto Alegre.


Ao final das atividades da manhã os participantes da formação acompanharam o testemunho das Irmãs Franciscanas que já atuam com o novo modelo na Pastoral do Batismo em uma comunidade urbana de Santa Maria.


No período da tarde, o Padre Cristiano Quatrin apresentou o livro que servirá como subsídio e irá conter as orientação necessárias aos agentes pastorais em relação a celebração Batismal.

Dom Leomar Antônio realizou ainda uma leitura dirigida deste subsidio e comentou a respeito dos símbolos e ritos do Batismo.

A formação teve fim com um momento para diálogo e encaminhamentos.



ความคิดเห็น


bottom of page