Buscar

Instituto São José acolheu o Encontro de Secretárias e Secretários Paroquiais

Atualizado: 20 de mai.



Na tarde do dia 16 de maio, colaboradores de todas as paroquiais e da Cúria Metropolitana realizaram um momento de formação e reflexão com Padre Humberto de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo. Em clima de integração entre os colaboradores o assessor falou sobre a Espiritualidade da Secretária e do Secretário Paroquial.


Foram apresentados dez elementos fundamentais da espiritualidade da secretária (o), assim elencados: acolhida, escuta e diálogo, discrição e silêncio, caridade e solidariedade, misericórdia e samaritaneidade, alegria e otimismo, disponibilidade, organização e diocesaneidade.


Na avaliação de Silvana Piovesan, representante da Associação Santa Marta, que representa os profissionais esses encontros de formação são de suma importância para uma melhor caminhada das Paróquias, principalmente para que as secretárias e os secretários fiquem por dentro dos assuntos, tenham formação, troca de experiências, tendo em vista uma arquidiocese cada vez mais unida.


O Pe. Gerson Cavalheiro, coordenador arquidiocese de Pastoral considerou o encontro um momento muito especial para a Arquidiocese. “Apostar na formação dos nossos colaboradores é dizer que queremos trilhar um caminho diferente. As nossas secretárias(o) paroquiais são de suma importância para concretizarmos a diocesaneidade e a sinodalidade. Queremos caminhar juntos para sermos essa igreja em saída. E sem medo de ser feliz podemos apostar mais na formação de nossas lideranças, é preciso lembrar que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Formar líderes para o serviço é a nossa missão. É a igreja do avental, apostando na caridade e no serviço aos irmãos” conclui o padre.


O próximo encontro de secretárias (os) está previsto para dia 08 de agosto, e tratará questões psicológicas dos colaboradores. E no dia 21 de novembro, será realizada uma confraternização, com os secretários e demais colaboradores das paróquias, em ação de graças pelo ano que passamos juntos.