top of page
Buscar

Imagem de Nossa Senhora Medianeira visita presídios de Santa Maria



Entre as diversas ações integrantes do calendário de atividades da 79ª Romaria da Medianeira aconteceram, na sexta-feira (28), visitas da Imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças aos dois presídios localizados em Santa Maria.


A iniciativa, organizada pela Pastoral Carcerária, se baseia no texto bíblico de São Mateus, “eu estava na prisão e fostes me visitar’ (Mt 25, 36). O grupo formado pela leiga Julia Angonese, pela Ir. Maria e pelos seminaristas palotinos Jonas e Everton, contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano.


Pela manhã, a visita percorreu as duas alas da Penitenciária Estadual, localizada no distrito Santo Antão, que possuiu uma população carcerária de 849 apenados. A Imagem passou de cela em cela, para que os confinados pudessem ter um momento de veneração. Durante a caminhada um dos apenados pediu para se confessar, o que foi prontamente atendido pelo arcebispo. Ao se despedir, Dom Leomar afirmou que rezará pelos aprisionados.


Durante a tarde o grupo, juntamente com o freis da Fraternidade O Caminho, foram até o Presídio Regional, localizado no bairro Medianeira, onde a população carcerária tem 292 apenados. Ao percorrer a ala feminina, o arcebispo convidou as apenadas a pensarem em seus filhos e rezarem na intenção deles. Uma bênção para os agentes penitenciários também foi realizada.


Nos dois locais foram realizadas leituras do Evangelho, explicações sobre a quadro da Medianeira e sobre a veneração da Santa. Todos foram convidados a rezar por si mesmos, por suas situações, por suas famílias e incentivados a pedir a intercessão de Nossa Senhora em suas agruras.


Fotos Everton Bruno e Julia Angonese

bottom of page