Buscar

Imagem de Nossa Senhora Medianeira visita presídios de Santa Maria



Entre as diversas ações integrantes do calendário de atividades da 79ª Romaria da Medianeira aconteceram, na sexta-feira (28), visitas da Imagem de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças aos dois presídios localizados em Santa Maria.


A iniciativa, organizada pela Pastoral Carcerária, se baseia no texto bíblico de São Mateus, “eu estava na prisão e fostes me visitar’ (Mt 25, 36). O grupo formado pela leiga Julia Angonese, pela Ir. Maria e pelos seminaristas palotinos Jonas e Everton, contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano.


Pela manhã, a visita percorreu as duas alas da Penitenciária Estadual, localizada no distrito Santo Antão, que possuiu uma população carcerária de 849 apenados. A Imagem passou de cela em cela, para que os confinados pudessem ter um momento de veneração. Durante a caminhada um dos apenados pediu para se confessar, o que foi prontamente atendido pelo arcebispo. Ao se despedir, Dom Leomar afirmou que rezará pelos aprisionados.


Durante a tarde o grupo, juntamente com o freis da Fraternidade O Caminho, foram até o Presídio Regional, localizado no bairro Medianeira, onde a população carcerária tem 292 apenados. Ao percorrer a ala feminina, o arcebispo convidou as apenadas a pensarem em seus filhos e rezarem na intenção deles. Uma bênção para os agentes penitenciários também foi realizada.


Nos dois locais foram realizadas leituras do Evangelho, explicações sobre a quadro da Medianeira e sobre a veneração da Santa. Todos foram convidados a rezar por si mesmos, por suas situações, por suas famílias e incentivados a pedir a intercessão de Nossa Senhora em suas agruras.


Fotos Everton Bruno e Julia Angonese