No dia 26 de outubro, na Universidade Franciscana (UFN), aconteceu o III Simpósio de Mariologia, que reuniu cerca de 300 pessoas que juntas refletiram sobre “A fé da Igreja em Maria: os 4 Dogmas Marianos”.
A abertura dessa edição foi conduzida no Salão de Atos, do Conjunto III. O Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo e o diretor da FAPAS, Padre Jadir Zaro, deram sua mensagem de boas-vindas, seguido de um momento de oração dirigido pela Pastoral Universitária da UFN.
O Simpósio contou com quatro palestrantes que discorrerem sobre a Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção, o que proporcionou aos presentes um maior entendimento sobre as questões teológicas e doutrinárias.
O primeiro tema a ser apresentado foi através do professor, Pe. Mercio José Cauduro (Palotino) que iluminou os presentes com sua pesquisa sobre “Maria Mãe de Deus”. Ele ressaltou a importância da Maternidade Divina de Maria, e explicou sobre terminologias desconhecidas como Theotokos, termo grego que significa "Mãe de Deus" mais usado na Ortodoxia Oriental para se referir à Virgem Maria e destacou a união hipostática que descreve a união das naturezas divina e humana de Jesus Cristo.
O segundo momento foi conduzido pela Irmã Maria da Graça Guedes Sales Henriques, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, sua temática era “A Virgindade Perpétua de Maria”. Um dogma que chama atenção até hoje, pois com o avanço da ciência fica a interrogação biológica de como ocorreu uma concepção virginal, desse modo surge o mistério de fé. “Penso que a contribuição que podemos dar é essa, provocar uma reflexão e depois lançar a pergunta: o que isso tem a ver ou pode ter a ver com a nossa vida?", ressaltou a Irmã Maria da Graça durante sua fala.
Após o momento dedicado a alimentação, descanso e cultura, foi a vez do Padre Aodomar José Wandscher, contribuir com suas pesquisas, ele proporcionou reflexões sobre “A Imaculada Conceição de Maria”. Esse Dogma que traz a beleza de Maria, com um coração puro e sem mancha, pois para gerar seu filho necessitava ser repleta da graça de Deus, ela foi dentre tantas a escolhida.
Finalizando, a última palestra foi dirigida por Dom Leomar, considerando o Dogma, “A Assunção de Maria”, que afirma que apenas a Virgem Maria foi elevada ao céu, em corpo e alma, nenhum outro santo teve essa graça, apenas a Mãe de Jesus ao final de sua vida terrena, pode celebrar com os anjos no céu. Ele descreveu que possivelmente com sua elevação ao céu, aconteceu também a coroação realizada pelos anjos, momento este que a Igreja católica celebra dia 22 de agosto. O evento foi encerrado com uma bênção.
O Simpósio ocorreu dentro da programação da 81ª Romaria Estadual da Medianeira, selando mais uma vez a união entre a Arquidiocese de Santa Maria, Universidade Franciscana (UFN) e a Faculdade Palotina (FAPAS) e marcando um momento de unidade entre as instituições católicas para promover ainda mais envolvimento e aprendizado aos fiéis católicos.
Confira um relato de fé e experiência da Ir. Cristiane Maria de Aguiar, Irmã Franciscana da Penitência e Caridade Cristã:
É o segundo ano que participo do Simpósio Mariano, é muito gratificante aprender mais sobre Maria, pois sou devota e vejo a mãe do meu Senhor, que é também a minha mãe, uma mãe próxima, atenta e disposta a ajudar seus filhos no caminho que leva ao seu Jesus. Os dogmas Mariano é a certeza da minha fé, a grandeza infinita de um Deus que só amou e ama. Mas não basta ter fé, devemos conhecê-la, buscar conhecimento, pois não se ama aquilo que não se conhece. O Simpósio Mariano foi um momento de partilhar conhecimento e enriquecer a fé Naquele que é nosso alvo, Naquele que devemos ter um olhar fixos no caminhar, sem buscar atalhos, o meu e o seu Senhor Jesus!




















Texto: Ir. Sirlene Sousa
Fotos: ASSECOM UFN
Comments