top of page
Buscar

II Simpósio de Mariologia traz grandes nomes da área para Santa Maria

A Arquidiocese de Santa Maria promoveu nesta sexta e sábado, dias 27 e 28 de outubro, a segunda edição do Simpósio de Mariologia, um evento que busca estudar o lado histórico e teológico de Maria.

Neste ano, ele, que antecede e é preparatório para a 80ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, trouxe grandes nomes da mariologia para explanar seus conhecimentos relativos à Virgem Maria. Entre eles, Dr. Ir. Afonso Murad, (FMS) e Dr. João Carlos Almeida (Padre Joãozinho, SCJ), ambos estudiosos que apresentaram aspectos relativos à perspectiva mariana.


Afonso Murad, ainda na sexta-feira à noite, falou sobre Maria, seu senso de comunhão e de pertença, ambos baseados nos evangelhos de Lucas e João. Com muita interatividade com o público, ele trouxe aspectos teológicos relacionados ao tema.


Dentro do tema do Simpósio: "Com a Medianeira, viver em comunhão", Pe. Joãozinho explicou como a Igreja se mostra em saída para ir ao encontro à Mãe, utilizando de ferramentas voltadas para a fraternidade e a amizade da Igreja em comunhão. Ainda, ele trouxe aspectos relacionados à área da comunicação, revelando e incentivando que a Igreja comunique a Palavra e utilize de ferramentas que possibilitem o maior alcanço do público.


Já na tarde de sábado, foi momento de estudar e resgatar historicamente a devoção de Nossa Senhora Medianeira, desde quando ela chegou na cidade e região até os dias de hoje. Este assunto ficou a cargo da Profa. Dra. Marta Rosa Borin (UFSM), que discorreu sobre os acontecimentos históricos, sendo eles religiosos ou não, que também tiveram relação com a devoção mariana na cidade.


Por fim, Pe. Junior Lago, pároco da paróquia Santa Catarina, da Arquidiocese de Santa Maria, discorreu sobre até onde a devoção deve nos levar, trazendo especificamente a teologia da Medianeira da Graça. O conferencista trouxe, de forma cronológica, a história da Romaria da Medianeira, que há 80 anos é realizada no coração do Rio Grande do Sul.


Celebrado no início da trezena preparatória à Romaria da Medianeira da Graça, o Simpósio de Mariologia da Arquidiocese de Santa Maria, realizado em parceria com a Universidade Franciscana e a Faculdade Palotina, já figura entre os grandes projetos formativos da Arquidiocese.


A vida cristã cresce ao passo que aprofunda suas raízes e valores em uma compreensão total e sistematicamente elaborada. A devoção mariana, tão expressiva em nossa região, é o lugar teológico excelente para aprofundar a fé e descobrir em Maria o ícone da Igreja que desejamos ser: Corpo de Cristo fundado na comunhão e na pertença.


Nesta segunda edição, iluminou-se os caminhos da Igreja que está em Santa Maria levando ao campo da discussão acadêmica e científica o tema da comunhão na vida e atuação de Maria junto à História da Salvação.


Ao final das conferências, o evento foi encerrado com a apresentação do Hino Akáthistos, onde o coral entoado de forma celebrativa recolhe todo o conteúdo da fé em Maria segundo os concílios dos primeiros séculos. Composto no estilo grego chamado 'kontakion', reproduz nas partes a proporção do todo, desenvolvendo uma numerologia tão simbólica quanto a lírica, enriquecida por inúmeras afirmações de fé sobre Maria, a Theotokos. Celebrado ao final do Simpósio, este hino expressa a infinitude de sabedoria que se pode haurir de Maria: verdadeiro oceano inesgotável, que não cessa de prover à Igreja um ícone perfeito de seguimento e serviço a Jesus Cristo.





Comments


bottom of page